Cosan (CSAN3) anuncia aquisição de participação minoritária na Vale (VALE3)

7 de outubro de 2022 Por Redação

 

Publicado às 15h13

Atualizado às 18h02

 

A Cosan (CSAN3; NYSE: CSAN) informou na tarde desta sexta-feira, 7, que, por uma subsidiária, e por meio de uma combinação de investimentos diretos (equity) e operação de derivativos, adquiriu participação correspondente a aproximadamente 4,90% do total de ações ordinárias (ex tesouraria) de emissão da Vale (VALE3). 

A Cosan também divulgou que pretende aumentar sua participação acima do percentual já adquirido e buscará imediatamente a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade para tanto. 

Até a deliberação do Cade, a companhia explicou que estará exposta a uma posição adicional e exclusivamente financeira de 1,6% do capital social da Vale, contratada por operação de derivativo diversa da utilizada para a aquisição, posição essa que poderá ser convertida em participação direta da Vale após autorização do Cade. 

“Esse movimento é mais um passo na jornada de diversificação de portfólio da companhia, investindo em ativos irreplicáveis nos setores em que o Brasil tem clara vantagem competitiva”, afirmou a Cosan em um fato relevante enviado ao mercado.

Segundo a companhia, a operação foi financiada por uma combinação de linhas de crédito que incluem a emissão privada de notas comerciais e um financiamento atrelado à instrumentos derivativos. 

Avaliação do mercado

A aquisição de 4,9% corresponde a aproximadamente R$ 18 bilhões.

As ações da Cosan lideraram as perdas no Ibovespa com baixa de -8,7%.

A Eleven avalia que a transação torna a operação da Cosan ainda mais complexa, sem muita sinergia com os demais negócios da companhia.

“A companhia já está com uma alavancagem de 2,4x Ebitda e a transação exigirá que a companhia se endivide ainda mais”, destaca a Eleven.

As ações da Vale, que chegaram a subir mais de 4%, perderam força e fecharam em leve baixa de 0,05% a R$ 75,51.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LnwzxH9yhh45XeBbOriSYh

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx