Publicado às 14h03
A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – Isa Cteep (TRPL4) realizou esta semana seu encontro anual com investidores. Veja o que comentaram os analistas:
O time do Itaú BBA destacou que a Isa Cteep reiterou no encontro a intenção de manter sua política de dividendos, com distribuição de 75% do lucro líquido regulatório.
A transmissora de energia deve, inclusive, anunciar dividendos adicionais este ano.
A companhia também está avaliando parcerias com outras empresas para participar dos leilões de transmissão de energia elétrica do ano que vem.
A Eleven ressalta em relatório assinado pelo analista Alexandre Kogake que muitas das questões levantadas pelos investidores focaram na distribuição de dividendos e no impacto que os projetos de crescimento poderiam ter sobre futuros pagamentos.
A casa de research afirma que administração da companhia reforçou que mantém a sua prática (75% do lucro líquido regulatório sujeita à aprovação em Assembleia, limitado à alavancagem de 3,0x Dívida Líquida/EBITDA), mas que a obtenção de novos ativos é importante para manter a perenidade da companhia e que faria sentido reduzir dividendos hoje para ter um valor maior no futuro.
Segundo a Eleven, a discussão sobre o reperfilamento da RBSE na ANEEL, que poderia resultar em uma perda relevante de receita para a companhia, também foi comentada pela administração, que se mostrou mais tranquila com o andamento das discussões depois da entrada da nova diretoria no órgão regulador.
“Nossas estimativas incluem o recebimento do reperfilamento da RBSE, conforme originalmente aprovado pela ANEEL, e obtemos uma TIR real para o acionista de 8,5%, acima da taxa de juros de longo prazo, mantendo assim nossa recomendação de compra”, destaca o relatório.
O preço-alvo para a ação TRPL4 é de R$ 31.
O BTG salienta que a Isa Cteep continua visando o crescimento por meio de ativos “greenfield”, com a administração indicando o interesse da empresa nas próximas rodadas de licitações. Há leilões programados para dezembro deste ano, junho de 2023 e outro em 2024.
O banco também comenta que recentemente a equipe técnica da Aneel divulgou nota técnica questionando o cálculo da remuneração da RBSE. Se implementado, isso geraria um impacto negativo no fluxo de caixa desse recebível, afetando as empresas mais expostas a esse pagamento, como a Cteep.
“O assunto agora será analisado pela diretoria da Aneel, embora a empresa esteja confiante em uma decisão favorável e continue trabalhando no caso junto com outros membros da Associação Brasileira de Transmissão”, explicou o BTG.
O BTG Pactual tem recomendação “neutra” e preço-alvo de R$ 24 para a ação TRPL4.
“Mantemos nossa recomendação neutra, pois vemos a TRPL sendo negociada a uma TIR real implícita de 7,5%, enquanto vemos outros nomes sob nossa cobertura oferecendo melhor risco/retorno neste momento”, avalia o banco em relatório.
Importante:
O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.
Whatsapp:
Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/BEH158WUHBy4nrxxCRICSx
Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link:
https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh
Telegram
Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…