Transmissão Paulista (TRPL4): analistas avaliam o encontro com investidores da empresa

22 de setembro de 2022 Por Redação

 

Publicado às 14h03

 

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – Isa Cteep (TRPL4) realizou esta semana seu encontro anual com investidores. Veja o que comentaram os analistas:

Itaú BBA

O time do Itaú BBA destacou que a Isa Cteep reiterou no encontro a intenção de manter sua política de dividendos, com distribuição de 75% do lucro líquido regulatório.

A transmissora de energia deve, inclusive, anunciar dividendos adicionais este ano.

A companhia também está avaliando parcerias com outras empresas para participar dos leilões de transmissão de energia elétrica do ano que vem. 

Eleven

A Eleven ressalta em relatório assinado pelo analista Alexandre Kogake que muitas das questões levantadas pelos investidores focaram na distribuição de dividendos e no impacto que os projetos de crescimento poderiam ter sobre futuros pagamentos. 

A casa de research afirma que administração da companhia reforçou que mantém a sua prática (75% do lucro líquido regulatório sujeita à aprovação em Assembleia, limitado à alavancagem de 3,0x Dívida Líquida/EBITDA), mas que a obtenção de novos ativos é importante para manter a perenidade da companhia e que faria sentido reduzir dividendos hoje para ter um valor maior no futuro. 

Segundo a Eleven, a discussão sobre o reperfilamento da RBSE na ANEEL, que poderia resultar em uma perda relevante de receita para a companhia, também foi comentada pela administração, que se mostrou mais tranquila com o andamento das discussões depois da entrada da nova diretoria no órgão regulador. 

“Nossas estimativas incluem o recebimento do reperfilamento da RBSE, conforme originalmente aprovado pela ANEEL, e obtemos uma TIR real para o acionista de 8,5%, acima da taxa de juros de longo prazo, mantendo assim nossa recomendação de compra”, destaca o relatório.

O preço-alvo para a ação TRPL4 é de R$ 31.   

BTG

O BTG salienta que a Isa Cteep continua visando o crescimento por meio de ativos “greenfield”, com a administração indicando o interesse da empresa nas próximas rodadas de licitações. Há leilões programados para dezembro deste ano, junho de 2023 e outro em 2024. 

O banco também comenta que recentemente a equipe técnica da Aneel divulgou nota técnica questionando o cálculo da remuneração da RBSE. Se implementado, isso geraria um impacto negativo no fluxo de caixa desse recebível, afetando as empresas mais expostas a esse pagamento, como a Cteep.

“O assunto agora será analisado pela diretoria da Aneel, embora a empresa esteja confiante em uma decisão favorável e continue trabalhando no caso junto com outros membros da Associação Brasileira de Transmissão”, explicou o BTG.

O BTG Pactual tem recomendação “neutra” e preço-alvo de R$ 24 para a ação TRPL4. 

“Mantemos nossa recomendação neutra, pois vemos a TRPL sendo negociada a uma TIR real implícita de 7,5%, enquanto vemos outros nomes sob nossa cobertura oferecendo melhor risco/retorno neste momento”, avalia o banco em relatório.

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/BEH158WUHBy4nrxxCRICSx

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx