Engie assina contrato com Vestas e inicia implantação de Assuruá

30 de setembro de 2022 Por Redação

 

 

Publicado às 9h51

 

A Engie Brasil Energia (EGIE3) assinou com a Vestas do Brasil Energia Eólica o contrato de fornecimento de até 188 aerogeradores do modelo V150 – com potência de 4,5 MW cada. 

A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 30.

Segundo a companhia, esse é um dos marcos que permitem o início da implantação do Conjunto Eólico Serra do Assuruá. 

O acordo ainda prevê o transporte, montagem, instalação, comissionamento e manutenção de longo prazo dos aerogeradores, incluindo eventuais trocas dos grandes componentes e garantias de disponibilidade. 

Serra do Assuruá está localizado no município de Gentio do Ouro, estado da Bahia, a cerca de 200 km da região onde a Engie já possui em operação os Conjuntos Eólicos Umburanas, Campo Largo I e II. 

Composto por 24 parques eólicos, a serem implantados em fase única, o projeto possui outorga emitida pela Aneel e capacidade instalada prevista de 846 MW, com estimativa de investimento da ordem de R$ 6 bilhões e geração de cerca de três mil empregos diretos e indiretos na região. 

A entrada em operação comercial de Serra do Assuruá está estimada para ocorrer gradualmente a partir do segundo semestre de 2024 e a energia produzida será totalmente direcionada para o Ambiente de Contratação Livre, podendo inclusive atender cliente no mercado de autoprodução de energia, explicou a Engie. 

Somada a capacidade instalada de Serra do Assuruá aos 434 MW do Conjunto Eólico Santo Agostinho, em construção no Rio Grande do Norte, a Engie Brasil Energia passa a totalizar cerca de 1,3 GW de geração eólica em implantação. 

Com a conclusão de ambos os projetos, o parque gerador da companhia passará a contar com 2,5 GW de capacidade instalada em energia eólica. 

“Com estes projetos recuperaremos, com energia renovável, a perda de capacidade instalada registrada nos últimos 12 meses em decorrência da completa descarbonização do parque gerador da companhia. Isso evidencia o compromisso com o nosso propósito de acelerar a transição energética para um mundo neutro em carbono”, comentou o Diretor-Presidente e de Relações com Investidores da Companhia, Eduardo Sattamini.

Whatsapp: 

Para receber notícias de empresas entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/GAV1SP0Ga271mytYLeAOgu

Para receber notícias de dividendos de BDRs entre pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/F60MRrPXjOnFEvgmUQmjJh

Telegram

Para notícias de empresas entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Para notícias de dividendo de BDRs entre nesse grupo: https://t.me/+IIIPpM3eY5g2NTgx