Publicado às 12h50
A Companhia Brasileira de Alumínio (CBAV3) informou nesta terça, 30, que, em conjunto com a Reservas Votorantim, irá emitir o primeiro crédito de carbono do Cerrado a partir de florestas conservadas.
A iniciativa será viabilizada por meio do Legado Verdes do Cerrado, reserva privada de desenvolvimento sustentável, localizada em Niquelândia (GO) e de propriedade da CBA, com 32 mil hectares. Essa área corresponde ao tamanho da cidade de Belo Horizonte.
A área certificada tem 11,5 mil hectares com capacidade de emissões médias anuais de 50 mil créditos de carbono e será a primeira área a integrar o Programa REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) Cerrado.
Na primeira emissão serão gerados 316 mil créditos de carbono referentes ao período de 2017 a 2021.
O primeiro leilão dos créditos de carbono do Cerrado acontecerá a partir de hoje, 30 de agosto, e as propostas serão recebidas até o final de setembro.
“Pioneira no país e no mundo, a iniciativa tem entre seus objetivos promover a conservação da biodiversidade do bioma e contou com as consultorias ERA (Ecosystem Regeneration Associates) e ECCON Soluções Ambientais no desenvolvimento e implementação do projeto”, destacou a empresa.
Segundo a CBA, os créditos do Cerrado foram auditados e registrados pela Verra, uma plataforma global que faz a custódia dos créditos.
A empresa criou os Verified Carbon Standards (VCS), padrões que são tidos como referência atualmente.
A metodologia utilizada (VM0009) é específica para florestas e savanas, aplicada para desmatamento planejado (Avoided Planned Conversion – APD), no contexto do bioma.
A CBA informou ainda que está entre os produtores de alumínio de menores emissões de CO2 do mercado global e tem como objetivo reduzir ainda mais sua pegada de carbono, reduzindo suas emissões em 40% de 2019 até 2030.
Sobre a Reservas Votorantim
A Reservas Votorantim é uma empresa do portfólio da Votorantim S.A. especializada em gestão de territórios e soluções baseadas na natureza para negócios tradicionais e da nova economia. Desde a sua fundação, em 2015, trabalha para mostrar o valor da floresta em pé, provando que é possível aliar a conservação à geração de receita por meio do uso responsável de territórios, fomentando cadeias produtivas locais e gerando valor compartilhado para empresa e para a sociedade.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/DKvkmJEHlHuEWjq6MuMg7f
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…
Publicado às 19h06 A Positivo Tecnologia (POSI3) informou que o diretor vice-presidente de…