Vale esclarece notícia sobre compromisso de neutralizar valores repassados à UHE Risoleta Neves

9 de julho de 2022 Por Redação

Sede da Vale no Rio de Janeiro

 

Publicado às 10h50

 

A Vale (VALE3) se manifestou na noite de sexta, 8, sobre a matéria divulgada Valor Econômico em 07.07.2022 sob o título “Cemig acusa Vale de dar calote de R$ 781 milhões no setor elétrico”. A Vale afirmou que cumpre integralmente o Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) relativo ao rompimento da barragem de Fundão e que o TTAC não prevê responsabilidade direta da Vale perante o Consórcio Candonga, a Aliança Geração ou a Cemig por impactos sofridos pela paralisação da Usina Hidrelétrica (UHE) Risoleta Neves, após rompimento da barragem de Fundão. 

“O compromisso proposto pela Vale à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e comunicado mercado em 09.09.2021, visava a neutralização dos repasses financeiros em razão da perda de geração da UHE Risoleta Neves. No entanto, durante o processo da análise pela Aneel, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu suspender a sentença judicial favorável ao Consórcio Candonga, que mantinha a UHE Risoleta Neves no Mecanismo de Realocação de Energia (MRE) e em cumprimento à decisão do STJ”, afirmou a mineradora. 

Ainda segundo a Vale, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) cobrou do Consórcio os valores devidos ao MRE, os quais foram integralmente quitados pelos consorciados (Vale e Aliança) e reconhecidos pela CCEE na referida reportagem. 

“O compromisso proposto pela Vale não interferiria na discussão judicial entre o Consórcio e a Aneel sobre o MRE e, tampouco, conferiria direitos de ressarcimento ao Consórcio, à Aliança ou à Cemig”, declarou a Vale. 

A mineradora destacou ainda que “pretensões idênticas àquelas manifestadas pela Cemig estão sob apreciação do Judiciário, na ação ajuizada pela Aliança Geração contra Samarco, Vale, BHP Billiton Brasil e Fundação Renova, sobre a qual ainda não há decisão”. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/JbL3VVLMqN8KQ1FMa0k87H

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A