Transmissão Paulista conclui IE Paraguaçu
Publicado às 21h22
A CTEEP – Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (TRPL4) informou na noite desta quarta, 27, a conclusão da Interligação Paraguaçu, subsidiária na qual a companhia detém 50% de participação em sociedade com a Taesa (TAEE11), 50%.
Desta forma, a companhia conclui o lote 3, do leilão de transmissão 013/2015-II, realizado em outubro de 2016, ao obter do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 27 de julho de 2022, o Termo de Liberação Definitivo (TLD) de suas instalações.
“A LT Paraguaçu se conecta à linha de transmissão Aimorés, energizada em maio pelo mesmo consórcio, e terá importante participação na distribuição da energia renovável gerada no Nordeste, de fontes solar e eólica, para o Sudeste, região de maior consumo de carga, aumentando a confiabilidade e a segurança energética do país”, explicou a empresa.
O empreendimento está localizado no sul do estado da Bahia e norte do estado de Minas Gerais e consiste na implantação da linha de transmissão 500 kV Poções III – Padre Paraíso 2, com 338 quilômetros de extensão.
Além disso, o projeto também traz reforço ao sistema de transmissão local, facilitando o escoamento interno da energia produzida no Sul da Bahia, equalizando oferta e consumo no estado.
O investimento realizado foi de aproximadamente R$ 684 milhões e o empreendimento receberá uma Receita Anual Permitida (RAP) de R$ 143 milhões (ciclo tarifário 2022/2023).
A margem EBITDA estimada da IE Paraguaçu é de ~90%. O regime de tributação é de lucro real e consolidação via equivalência patrimonial na ISA CTEEP.
A companhia destacou que o projeto foi integralmente financiado por meio de debêntures de infraestrutura emitidas nas acionistas.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/L8BNRo5ZFDNGQkEAsobkOy
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A