Não deixe de ler

Braskem divulga produção do 2T22. Confira os números:

 

 

Publicado às 9h56

 

A Braskem (BRKM5) divulgou na manhã desta quinta, 21, aos seus acionistas e ao mercado o relatório de produção e vendas do 2º trimestre de 2022.

No Brasil a taxa média de utilização das centrais petroquímicas apresentou queda em relação ao 1T22 (-12 p.p.) e ao 2T21 (-2 p.p.) em função da parada programada de manutenção na central petroquímica do Rio Grande do Sul, com duração de 47 dias; da parada programada de manutenção na planta de PVC Alagoas com duração de 37 dias, impactando na taxa de utilização da central petroquímica da Bahia; e da indisponibilidade de matéria-prima nas centrais petroquímicas do Rio de Janeiro e ABC, São Paulo, devido ao menor fornecimento e paradas programadas de manutenção de fornecedor nacional, respectivamente.

Já a taxa média de utilização de eteno verde foi superior frente ao 1T22 (+10 p.p.), em função da retomada pós parada programada de manutenção, ocorrida em janeiro de 2022. 

Com relação ao 2T21, a taxa de utilização apresentou queda (-8 p.p.), devido a problemas com o fornecimento de etanol e paradas programadas e não programadas nas unidade de polímeros do Rio Grande do Sul.

Nos Estados Unidos houve queda em relação ao 1T22 (-7 p.p.) e ao 2T21 (-17 p.p.) em função da realização de paradas programadas de manutenção e curtas paradas não programadas nas plantas de PP no período. 

Na Europa, a taxa de utilização reduziu em relação ao 1T22 (-10 p.p.) e ao 2T21 (-17 p.p.), em função da menor disponibilidade de matéria-prima devido aos problemas operacionais de fornecedor local e da menor demanda no período. 

No México, a taxa média de utilização das plantas de PE teve queda em relação ao 1T22 (-13 p.p.) em função da redução no fornecimento de etano pela PEMEX, que foi de 22,1 mil barris por dia na média do trimestre, devido a problemas operacionais e paradas de manutenção nos ativos da Pemex; e de uma parada não programada no complexo petroquímico ocasionado por instabilidade da rede elétrica. 

Em relação ao 2T21, o aumento de 9 p.p. é explicado, principalmente, pela melhor taxa de operação do Fast Track durante o 2T22. 

Adicionalmente, no mês de junho a solução Fast Track registrou recorde de fornecimento, operando no mês com uma média de 24,1 mil barris por dia, equivalente a 96% de taxa de utilização. 

No 2T22, as operações do Fast Track complementaram o fornecimento de matéria-prima com 21,9 mil barris por dia de etano importado dos Estados Unidos, representando 88% de taxa de utilização. 

Vendas

Segundo a Braskem, o volume de vendas de resinas no mercado brasileiro se mantiveram em linha com o 1T22, sustentada pela manutenção da demanda local. 

Em relação ao 2T21, o aumento (+11%) é explicado pelo aumento do market share, que havia sido menor no 2T21, principalmente devido a parada geral de manutenção programada na central petroquímica do ABC, São Paulo e ao aumento dos volumes de importação no mesmo período do ano anterior. 

As exportações foram maiores no 2T22 em comparação ao 1T22 (+7%) em função do aumento no volume de PE exportado, dada a menor disponibilidade de PE nos Estados Unidos para exportação e de melhores condições logísticas para exportação. Em relação ao 2T21, as exportações aumentaram 29% devido as melhores condições logísticas para exportação.

Veja o gráfico abaixo:

Volume de vendas dos principais químicos

No mercado brasileiro, as vendas foram inferiores em relação ao 1T22 (-11%), em função da redução de vendas (i) de benzeno e de gasolina, devido a menor disponibilidade de produtos para venda dada a menor taxa de utilização das centrais petroquímicas no período; e (ii) de paraxileno, explicada pela parada programada de cliente. Ante ao 2T21, as vendas aumentaram (+2%) devido ao maior volume de vendas principalmente de cumeno, devido a ampliação de market share e redução do volume importado para atender demanda de cliente do mercado interno. As exportações foram inferiores em relação ao 1T22 (-5%), principalmente devido a menor disponibilidade de produto para a exportação no período. 

Com relação ao 2T21, as exportações reduziram (-39%) em função principalmente do menor volume exportado de butadieno e benzeno, devido a menor disponibilidade de produtos para exportação, apesar das exportações de gasolina terem aumentado devido as melhores margens no mercado externo no período.

EUA e Europa

Nos Estados Unidos, as vendas foram maiores em relação ao 1T22 (+15%) e ao 2T21 (+4%), em função do consumo de estoque para venda, dada a demanda estável no período. Na Europa, o volume de vendas de PP reduziu em relação ao 1T22 (-15%) e ao 2T21 (-19%), em função da menor demanda no período.

México

No México, o volume de vendas de PE teve redução (-13%) na comparação com o 1T22, em função da menor disponibilidade de produto para venda, que foi parcialmente compensada pelo consumo de estoque durante o 2T22. 

Em relação ao 2T21, o aumento (+23%) é explicado pela maior disponibilidade de produto para venda comparado com o mesmo período do ano anterior.

 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/IeeuGTD2f3u99xK7LJHnT6

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

 

 

 

Published by
Redação
Tags: BraskemBrkm5

Recent Posts

Zamp (ZAMP3): assembleia aprova outorga de opção de venda de ações de até 4,2 milhões de ações

Publicado às 21h50   A Zamp (ZAMP3) informou na sexta-feira, 26, que foi aprovado em…

27 de abril de 2024

Armac (ARML3): conselho passará a contar com Amaury Bier e José Augusto Carvalho Aragão

  Publicado às 21h48   A Armac Locação, Logística e Serviços (ARML3) informou na sexta,…

27 de abril de 2024

Confira as companhias que divulgaram informações sobre JCP e dividendos na semana

  Publicado às 11h55   A seguir confira as companhias que divulgaram informações sobre proventos…

27 de abril de 2024

CPFL Energia (CPFE3): assembleia aprova distribuição de R$ 3,1 bi em dividendos

Publicado às 22h51   A assembleia da CPFL Energia (CPFE3) aprovou nesta sexta-feira, 26, a…

26 de abril de 2024

Allos (ALOS3) confirma tratativas para possível aquisição de participação de 54% no Shopping Rio Sul

Publicado às 21h58   A Allos (ALOS3) confirmou na noite desta sexta-feira, 26, que está…

26 de abril de 2024

Dividendo da Yduqs, Eletromidia, Padtec, Veste, Mills

  Publicado às 20h38   Dividendo da Yduqs (YDUQ3) Acionistas da Yduqs (YDUQ3) reunidos em…

26 de abril de 2024