Publicado às 19h09
A Embraer (EMBR3) informou nesta quinta-feira, 30, após o fechamento do mercado, a assinatura de um acordo com a Toyota do Brasil para aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) em suas operações industriais.
Segundo a Embraer, a iniciativa visa a eliminação de desperdícios, ganho de eficiência operacional e maior geração de valor aos stakeholders.
Na primeira fase do trabalho conjunto, uma equipe de especialistas do TPS, da Toyota do Brasil, passará a integrar a rotina da Embraer com o objetivo de avaliar e sugerir melhorias para a área de manufatura da principal fábrica da empresa, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.
“Trazer a Toyota para a realização desse trabalho reforça o compromisso da Embraer na busca constante pela excelência empresarial e pelo crescimento sustentável”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
“O TPS é uma metodologia que pode contribuir em diferentes cenários e aplicações. Mais que eficiência e produtividade, a utilização do TPS pode proporcionar soluções que permitam à indústria e aos demais setores aprimorarem seus processos continuamente, essa que é um dos pilares da Toyota em todo o mundo. Há ainda uma possibilidade de contribuirmos com a agenda de ESG”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.
Desde 2007, a Embraer adota a filosofia Lean como estratégia empresarial que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E.
“Este programa é responsável por liderar as transformações de forma integrada, provendo meios para que toda a empresa possa dar saltos na melhoria dos seus processos. Este sistema de excelência visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e no melhor custo”, destacou a Embraer, ressaltando que avança na vanguarda das tecnologias de manufatura com fábricas digitais, integradas e de baixo impacto ambiental, com melhoria contínua dos processos e adaptação de tecnologia às pessoas e processos.
A partir de 2022, a meta da companhia é crescer neutra em carbono e, até 2024, ter 100% da energia das operações no Brasil proveniente de fontes renováveis.
Desenvolvido e refinado ao longo de décadas, desde o início do século XXI, o TPS é uma filosofia de gerenciamento que ajuda a otimizar os resultados dos negócios com foco em segurança, logística e gestão de processos, sempre com qualidade e a um baixo custo.
É um sistema que busca expor e resolver problemas nos mais diversos ambientes e situações, e que pode ser aplicado, portanto, a qualquer atividade em uma organização.
Entre os principais conceitos do TPS que serão trabalhados junto a Embraer estão o just in time – que busca criar um fluxo contínuo de fabricação e maior parceria com fornecedores para o uso eficiente de peças e recursos, evitando o excesso de estoques e desperdícios – e o jidoka – que tem como objetivo melhorar a qualidade e o valor agregados dos trabalhos realizados em uma fábrica.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/GAV1SP0Ga271mytYLeAOgu
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Publicado às 18h26 O conselho de administração da Bradespar (BRAP4) aprovou a proposta apresentada…
Publicado às 18h20 O conselho de administração da Três Tentos (TTEN3) aprovou nesta segunda-feira,…
Publicado às 18h O Ministério da Defesa Nacional de Portugal assinou um contrato…
Publicado às 14h02 A Caixa Seguridade (CXSE3) divulgou nesta segunda-feira, 16, o desempenho…
Publicado às 13h55 A BB Seguridade (BBSE3) divulgou nesta segunda-feira, 16, o desempenho…
Publicado às 13h39 Ibovespa Às 13h38 o Ibovespa tinha leve alta de 0,05%…