Publicado às 13h52
Em um relatório publicado no último dia 17 de maio, a Eleven informa que tem recomendação de “compra” para a ação da Hidrovias do Brasil (HBSA3) com preço-alvo de R$ 5,00.
Segundo a Casa de research, a manutenção da visão compradora se baseia nos seguintes pontos: expectativa de safra recorde para 2022; o porto de Barcarena sendo a principal via de exportação no Arco Norte (onde o TUP da Hidrovias vem sendo o mais relevante na região, com 46% de market share); o retorno à normalidade das operações do Sul; entrada em operação dos serviços em Santos no segundo semestre, e o foco na geração de caixa e redução do nível de alavancagem (5,5x no 1T22 vs. 6,5x no 1T21).
Com relação ao resultado do primeiro trimestre de 2022 (1T22), a Eleven avalia que a Hidrovias do Brasil apresentou resultados positivos, com crescimento relevante frente ao ano de 2021, quando a companhia sofreu os efeitos climáticos sobre a safra de grãos e falta de chuvas no Sul que impactaram o nível do calado dos rios, superando as estimativas do mercado em cerca de 20%.
A Hidrovias reportou crescimento de sua receita operacional em 32% ano/ano, impulsionada por maiores volumes de grãos e minério de ferro.
Cláusulas de repasse de inflação protegem as margens da companhia e o EBITDA cresce com expansão de margens, avalia a Casa de research.
O dólar mais baixo enfraquece a receita de Navegação e Sul, mas compensa na redução da dívida.
O EBITDA veio em linha com as estimativas da Eleven e superou significativamente o consenso do mercado.
A Eleven ressalta que a companhia apresenta barreiras elevadas de entrada para o negócio. Para replicar a infraestrutura atual da Hidrovias um concorrente demoraria alguns anos, sendo que a própria companhia tem condições financeiras e operacionais de aumentar a atual capacidade com investimentos marginais utilizando áreas próximas à infraestrutura atual.
Outras vantagens do modal hidroviário são o custo mais baixo e a menor emissão de monóxido de carbono quando comparado com os transportes rodoviário e ferroviário, o que torna a Hidrovias do Brasil uma opção interessante para fundos e investidores preocupados com ESG (governança ambiental, social e corporativa).
O preço-alvo de R$ 5,00 para o final de 2022 foi calculado com base na metodologia de fluxo de caixa descontado (DCF), com custo médio ponderado de capital (WACC) de 12,5% e crescimento nominal na perpetuidade de 4,0%.
Antes de investir é importante entender os riscos aos quais uma empresa está exposta. A Eleve destaca a concentração da receita em poucos clientes; condições climáticas para a navegabilidade nas hidrovias; alavancagem financeira elevada em razão da dívida ser denominada em moeda estrangeira, entre outros.
Importante:
O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/CgqR7eWZzv9JWShbHCtYOm
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…
Publicado às 19h06 A Positivo Tecnologia (POSI3) informou que o diretor vice-presidente de…