Hidrovias do Brasil (HBSA3) vale a pena? Veja a análise da Eleven
Publicado às 13h52
Em um relatório publicado no último dia 17 de maio, a Eleven informa que tem recomendação de “compra” para a ação da Hidrovias do Brasil (HBSA3) com preço-alvo de R$ 5,00.
Segundo a Casa de research, a manutenção da visão compradora se baseia nos seguintes pontos: expectativa de safra recorde para 2022; o porto de Barcarena sendo a principal via de exportação no Arco Norte (onde o TUP da Hidrovias vem sendo o mais relevante na região, com 46% de market share); o retorno à normalidade das operações do Sul; entrada em operação dos serviços em Santos no segundo semestre, e o foco na geração de caixa e redução do nível de alavancagem (5,5x no 1T22 vs. 6,5x no 1T21).
Resultado do 1T22
Com relação ao resultado do primeiro trimestre de 2022 (1T22), a Eleven avalia que a Hidrovias do Brasil apresentou resultados positivos, com crescimento relevante frente ao ano de 2021, quando a companhia sofreu os efeitos climáticos sobre a safra de grãos e falta de chuvas no Sul que impactaram o nível do calado dos rios, superando as estimativas do mercado em cerca de 20%.
A Hidrovias reportou crescimento de sua receita operacional em 32% ano/ano, impulsionada por maiores volumes de grãos e minério de ferro.
Cláusulas de repasse de inflação protegem as margens da companhia e o EBITDA cresce com expansão de margens, avalia a Casa de research.
O dólar mais baixo enfraquece a receita de Navegação e Sul, mas compensa na redução da dívida.
O EBITDA veio em linha com as estimativas da Eleven e superou significativamente o consenso do mercado.
Vantagens competitivas
A Eleven ressalta que a companhia apresenta barreiras elevadas de entrada para o negócio. Para replicar a infraestrutura atual da Hidrovias um concorrente demoraria alguns anos, sendo que a própria companhia tem condições financeiras e operacionais de aumentar a atual capacidade com investimentos marginais utilizando áreas próximas à infraestrutura atual.
Outras vantagens do modal hidroviário são o custo mais baixo e a menor emissão de monóxido de carbono quando comparado com os transportes rodoviário e ferroviário, o que torna a Hidrovias do Brasil uma opção interessante para fundos e investidores preocupados com ESG (governança ambiental, social e corporativa).
Valuation
O preço-alvo de R$ 5,00 para o final de 2022 foi calculado com base na metodologia de fluxo de caixa descontado (DCF), com custo médio ponderado de capital (WACC) de 12,5% e crescimento nominal na perpetuidade de 4,0%.
Principais riscos
Antes de investir é importante entender os riscos aos quais uma empresa está exposta. A Eleve destaca a concentração da receita em poucos clientes; condições climáticas para a navegabilidade nas hidrovias; alavancagem financeira elevada em razão da dívida ser denominada em moeda estrangeira, entre outros.
Importante:
O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/CgqR7eWZzv9JWShbHCtYOm
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A