Tupy celebra acordo para comprar a MWM do Brasil 

18 de abril de 2022 Por Redação

 

Publicado às 8h12

A Tupy (TUPY3) celebrou com a Navistar International Corporation, por sua vez, subsidiária da  Traton SE, contrato para aquisição de 100% dos ativos e negócios da International Indústria Automotiva da América do Sul, a MWM do Brasil.

A informação foi divulgada nesta segunda, 18. 

Com Receita Líquida Operacional de aproximadamente R$ 2.688.000.000,00 (dois bilhões e seiscentos e oitenta e oito milhões de reais) em 2021, a MWM é referência em montagem, usinagem e teste de motores, além de fornecer serviços de valor agregado. 

A MWM fabrica motores de terceiros sob contratos de manufatura, tendo entre seus clientes líderes da indústria brasileira, europeia e norte-americana de caminhões, ônibus e máquinas. “Esse tipo de negócio apresenta baixa necessidade de investimentos em ativos fixos e capital de giro. A nova empresa, combinação de Tupy e MWM, oferecerá a seus clientes uma proposta única de valor composta pela integração das atividades de fundição, usinagem, montagem, calibração, validação técnica e serviços de engenharia”, explicou a Tupy em um fato relevante. 

Ainda de acordo com o comunicado, todo o conhecimento técnico e estrutura industrial e de laboratórios da MWM serve também às necessidades dos atuais clientes da Tupy, em particular, para auxiliá-los na adaptação e conversão de motores e sua aplicação em veículos pesados, máquinas e geradores. 

A MWM também está presente no setor de Energia & Descarbonização, com fabricação de grupos geradores e conversão de motores para gás natural, biodiesel, biogás e biometano. Os três últimos são as principais rotas de descarbonização do agronegócio brasileiro, sendo utilizados na produção de eletricidade em propriedades rurais e uso em frotas de caminhões, ônibus e tratores. Segundo a Tupy, a transação está alinhada com a estratégia de crescimento tanto nos negócios atuais, pela agregação de valor aos produtos, quanto na promoção de soluções viáveis para descarbonização, beneficiando-se do alto potencial de utilização de biocombustíveis, inerente ao tamanho do agronegócio brasileiro. 

O preço de aquisição (Enterprise Value) é de R$ 865 milhões, representando,aproximadamente, 4,0x o EBITDA da MWM em 2021. 

A estratégia de alocação de capital (combinação de recursos próprios e de terceiros) para pagamento do preço da transação será avaliada oportunamente, afirmou a Tupy.

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/GFYzqsYpm1h8erVdgL0qVR

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A