Nubank afirma ter posição de capital ‘forte e adequada’ à exigência do novo marco regulatório

14 de março de 2022 Por Redação

 

Publicado às 18h29

 

O Nubank (NUBR33) informou após o fechamento do mercado nesta segunda-feira, 14, que tem uma posição de capital “forte e adequada” à exigência do novo marco regulatório elaborado pelo Banco Central (BC).

Na semana passada o BC aprimorou as regras para as instituições de pagamento (leia mais aqui).

“Considerando que o quesito de exigência de capital nunca foi considerado uma vantagem competitiva, essa alteração não tem um impacto significativo no nosso modelo de negócios ou em nossa capacidade de crescimento”, afirmou a fintech em um comunicado ao mercado.

“A Nu Holdings tem uma posição de capital forte e adequada à exigência do novo marco regulatório”, destacou.

De acordo com o Goldman Sachs, no pior cenário, o banco digital pode precisar de US$ 360 milhões para atender a norma. 

O Nubank explicou que o calendário de implementação faseada da exigência de capital foi estendido na comparação com a proposta apresentada no Edital de Consulta Pública nº 78, de novembro de 2020 (ECP 78), resultando em uma exigência de capital menor em 2023 e 2024 do que suas expectativas originais baseadas no ECP 78. 

“Nossas estimativas preliminares indicam, ao final da implementação das novas normas, em janeiro de 2025, uma exigência de capital para todo o conglomerado entre 10 a 15% maior que o nível inicialmente previsto na ECP 78”, afirmou, destacando que essas estimativas prevêem um aumento nas exigências de capital aplicáveis ao seu negócio de cartões de crédito (alinhando-as com as diretrizes de Basileia III), mas mantendo praticamente inalteradas as exigências de capital para nossos demais negócios. 

O banco destacou que uma avaliação mais detalhada dos efeitos do novo marco regulatório depende da edição de outras normas pelo Banco Central, como por exemplo, a objeto do Edital de Consulta Pública ECP nº 80, sobre o cálculo do requerimento de capital das exposições ao risco de crédito. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/GFYzqsYpm1h8erVdgL0qVR

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A