Eventos que podem impactar a Bolsa nesta semana
Atualizado às 23h35 com PIB da China
PIB da China
O Produto Interno Bruto da China no quarto trimestre aumentou 4% em relação ao ano anterior. O dado foi divulgado no fim da noite de domingo pelo Escritório Nacional de Estatísticas da China. Analistas consultados pela Refinitiv esperavam que a China reportasse um crescimento de 3,6% no quarto trimestre. A economia da China cresceu 8,1% em 2021.
As vendas no varejo vieram bem abaixo das expectativas de analistas, crescendo 1,7% em dezembro em relação ao ano anterior. Analistas consultados pela Refinitiv previam um aumento de 3,7%.
A produção industrial na China cresceu 4,3% em dezembro e superou a estimativa dos analistas consultados pela Refinitiv, que projetavam alta de 3,6%.
Feriado nos EUA
Nesta segunda-feira, 17, Dia de Martin Luther King Jr., é feriado nos EUA. As Bolsas por lá não abrem, o que pode reduzir a liquidez em mercados emergentes como o Brasil.
Prévia do PIB no Brasil
Nesta segunda-feira às 9h no Brasil será divulgado pelo Banco Central o IBC-Br do mês de novembro. Esse indicador é conhecido como a prévia do PIB.
Ômicron e a inflação
A escalada da variante ômicron e seus riscos para a economia continuam no radar de analistas e investidores. O aumento de casos pode afetar as cadeias de produção global, resultando em mais inflação em um momento em que a alta de preços preocupa governos e bancos centrais.
Cenário fiscal no Brasil
No Brasil o cenário político e fiscal é destaque com uma possível paralisação dos servidores federais na terça-feira,18. Os funcionários públicos de várias categorias defendem reajustes salariais após o Planalto sinalizar que pretende usar uma reserva de quase R$ 2 bilhões no Orçamento para reajustar apenas os salários de policiais federais e do Departamento Penitenciário.
Resultados corporativos EUA
Nos Estados Unidos, destaque para a agenda de resultados corporativos do quarto trimestre. Divulgam balanços gigantes como o Goldman Sachs no dia 18 e o Bank of America, no dia 19. A American Airlines e o Netflix apresentam seus resultados dia 20.
Agenda corporativa Brasil
A BRF (BRFS3) realiza sua Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda-feira, 17, para propor um aumento de capital por meio de oferta primária de até 325 milhões de novas ações.
Outro assunto corporativo no radar de analistas e investidores envolve a Eletrobras (ELET3, ELET6).
Na quarta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) poderá retomar a discussão sobre o processo de capitalização da estatal.
Em dezembro, o TCU decidiu acatar o pedido de vistas do ministro Vital do Rêgo sobre o processo de privatização da Eletrobras. Por isso, a análise do caso ficou para este ano.
Apesar do pedido de vistas, o Tribunal determinou a inclusão, no acórdão, de uma autorização para que o governo federal possa prosseguir com as próximas etapas do processo.
Notícias corporativas
(clique nos links abaixo para ler os detalhes das notícias)
Usiminas retoma de forma gradual operações da MUSA
Braskem: controladores protocolam pedido de oferta secundária de ações
Copel esclarece à CVM notícia do jornal O Estado de São Paulo
Plano&Plano: no 4T21 vendas somaram R$ 304,5 milhões, alta de 7,1%
Energias do Brasil informa sobre alteração do valor por ação do JCP
Eztec reporta alta nas vendas no 4T21
Vale paga juros e principal das debêntures da 8ª emissão
Wiz conclui operação com a LG Informática para a constituição da Bentech
Ser Educacional conclui aquisição da Fael
Estudo gráfico de ações
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/CdnKkvmMKhY4B9xeJukh4W
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A