Os vídeos online estão entre os conteúdos mais consumidos da internet, seja nas redes sociais ou até mesmo em sites comuns. Alguns estudos apontam que mais de 80% do tráfego de dados da web são usados para consumir esse formato. No Brasil, o impacto do YouTube no Produto Interno Bruto (PIB) é uma evidência desse consumo, e também da importância desses vídeos. Um relatório recente mostra que a plataforma da Google conseguiu gerar uma receita de R$ 3,4 bilhões para a economia brasileira em 2020, e com uma projeção de crescimento para os próximos anos.
Esses dados foram divulgados em setembro deste ano, como mostra a reportagem do site Canaltech. Eles mostram que o YouTube conseguiu girar a economia com os vídeos online, e fez uma receita equivalente à geração de 122 mil empregos. Ou seja, a plataforma causa um grande impacto na economia do Brasil, como mostra a influência no PIB, e isso pode ser visto como algo positivo. Afinal, uma boa parte dos canais da plataforma são de produtores de conteúdo independentes.
Esses usuários sem grandes empresas por trás costumam postar conteúdos variados, e conseguem atrair uma boa audiência. Enquanto alguns canais apostam em vlogs e pequenos documentários, outros podem até mesmo fazer vídeo com fotos e músicas online grátis. Toda essa variedade consegue boas visualizações, e não faltam bons exemplos na própria plataforma da Google. O público consumidor de vídeos online é muito grande no Brasil, e isso significa que quase todo o tipo de produção vai ganhar um espaço na web, o que garante maior receita e mais impacto na economia, algo que está sendo comprovado agora com os números divulgados pela empresa.
O resultado disso é que muitos desses criadores conseguiram a independência financeira com o YouTube. Segundo pesquisa da Oxford Economics, o número de canais brasileiros que conseguiram faturar mais de R$ 10 mil reais apenas em publicidade, durante o ano de 2020, cresceu em 70%. Isso mostra que a plataforma se transformou não apenas em uma forma de criar conteúdo, mas também em uma fonte de renda. Um acordo publicitário pode render mais frutos que um emprego tradicional, por exemplo.
Apesar dos casos de criadores de conteúdo independentes, o YouTube não é apenas dessas pessoas. Nos últimos anos, com o crescimento no consumo de vídeos online, grandes empresas também começaram a dar maior atenção para a plataforma. A ideia é conseguir usar essa tendência como uma ferramenta poderosa de marketing digital. Um bom exemplo é a Magazine Luiza, ou Magalu, que conseguiu crescer no e-commerce com a forte presença digital que construiu nos últimos cinco anos de atuação virtual.
O sucesso da empresa é inquestionável, pois a Magalu se transformou em uma das maiores lojas virtuais do Brasil, inclusive com uma presença importante na compra e venda de ações. Esse é apenas um exemplo, pois não faltam outros casos de sucesso de companhias que entraram no YouTube e conseguiram um retorno financeiro em curto prazo. Esse é o impacto dos vídeos online na internet recentemente.
Algumas projeções apontam para uma manutenção nessa tendência, e isso significa que o YouTube vai continuar causando um impacto positivo no PIB do Brasil. A dúvida é se no final deste ano, e também dos próximos, a plataforma vai conseguir repetir essa receita de R$ 3,4 bilhões. É possível que esse número até cresça, o que seria positivo não apenas para a empresa, mas também para a economia de um país que ainda se recupera financeiramente.
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