Sede da Vale no RJ
Publicado às 11h22
Ibovespa
O Ibovespa reduziu as perdas e às 11h20 tinha leve alta de 0,08% aos 102.883 pontos. As preocupações com a variante ômicron continuam em destaque,
O presidente da farmacêutica Moderna, Stephane Bancel, declarou ao Financial Times que espera que as vacinas existentes sejam menos efetivas sobre a ômicron.
Em âmbito doméstico, as atenções se voltam ao Senado. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprecia nesta manhã a Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC dos Precatórios.
Vale
As ações da Vale (VALE3) operam em alta e ajudam o Ibovespa. Vale lembrar que os papéis da mineradora têm peso de 12% na carteira teórica do índice Bovespa.
Às 11h22 subiam 1,83%.
O mercado segue digerindo as projeções apresentadas ontem pela companhia.
O time de analistas do Itaú BBA destaca que o guidance (projeção) de produção para 2022, embora pareça estar abaixo das expectativas atuais, é visto como positivo do ponto de vista de preço.
Já a equipe do Morgan Stanley avalia que o guidance de produção para o ano que vem veio abaixo das estimativas, enquanto que os custos de caixa de minério de ferro e de capex total vieram mais altos do que o esperado.
O minério de ferro em Dalian na China fechou no positivo.
Educacionais
A forte valorização das ações da Ânima impacta positivamente outros papéis do setor como Yduqs (YDUQ3), Cogna (COGN3) e Ser Educacional (SEER3).
Ânima
Analistas e investidores repercutem a aliança estratégica na Inspirali entre a Anima Educação (ANIM3) e a DNA Capital (leia mais aqui). As ações da educacional saltavam +19,38% às 11h20.
A DNA Capital investiu R$ 1 bilhão por 25% da Inspirali, divisão de cursos de medicina da Ânima.
Dessa forma a Inspirali é avaliada em R$ 5 bilhões.
Arezzo
A Arezzo (ARZZ3) anunciou o pagamento de dividendo e JCP (leia mais aqui). A companhia divulgou na manhã de hoje que comprou a Carol Bassi Brand (veja aqui os detalhes).
Ferbasa
A Ferbasa (FESA4) vai pagar juros sobre o capital (veja aqui como aproveitar)
BRF
A BRF (BRFS3) mantém negociações com a Qatar Investment Authority (QIA) para a renovação dos termos e condições da parceria mantida na TBQ Foods GmbH (TBQ), holding que detém o controle da Banvit, empresa que opera na Turquia. Segundo a BRF, no contexto das negociações, foi firmado um term sheet que estende até 15 de dezembro de 2021 o período de exercício da opção de venda que garante à QIA o direito de alienar sua participação na TBQ para a BRF Foods GmbH, subsidiária indireta da BRF.