Vale a pena comprar ação da Via? Veja a análise

11 de novembro de 2021 Por Redação

 

 

Publicado às 10h27

 

O BTG Pactual divulgou em seu site um relatório onde analisa o resultado do terceiro trimestre deste ano da Via (VIIA3), antiga Via Varejo.

A instituição financeira avalia que os resultados operacionais do terceiro trimestre devem ser “eclipsados” pelo fluxo de notícias sobre provisões no trimestre.

A Via anunciou mudanças significativas em suas provisões trabalhistas, impactando o resultado e o balanço patrimonial. 

De acordo com a companhia, no 3T21 houve um aumento de 32% no valor médio das contingências versus períodos anteriores e um aumento de 82% no volume de contingências no 1S21. 

Dessa forma, a empresa decidiu rever sua política de provisionamento (referente a contingências trabalhistas), resultando em um aumento de R$ 1,2 bilhão nas provisões, agora totalizando R$ 2,5 bilhões. 

A empresa também mencionou que reconheceu créditos fiscais de R$ 258 milhões no período (que compensaram parcialmente o impacto) – levando a um impacto negativo de R$ 1 bilhão no EBITDA e no resultado do trimestre.

“Apesar das grandes melhorias da empresa nos últimos trimestres para monetizar seus créditos fiscais (que totalizam R$ 9,5 bilhões), que a Via diz que poderiam compensar os impactos negativos das maiores provisões, esperamos que a ação sofra no curto prazo”, escrevem seus analistas em um relatório.

O BTG ressalta que, após o terceiro trimestre, todos os olhos ficarão voltados para iniciativas de monetização de crédito para compensar contingências.

“Enquanto isso, um potencial re-rating de VIIA3 (que é negociada com desconto a 0,4x EV/GMV 2022, caindo 56% no acumulado do ano) dependerá não apenas da monetização dos créditos fiscais, mas também de uma recuperação sustentável no tráfego de pedestres em seu lojas, o desempenho de seu negócio de e-commerce, especialmente o progresso constante em novas categorias em sua divisão de marketplace e a evolução da monetização do GMV nos próximos trimestres”.

O GMV é o Volume Bruto de Mercadoria, métrica criada para calcular o volume bruto de mercadorias dentro de plataformas digitais.

“Na frente operacional, apesar dos sinais qualitativos positivos, os resultados trimestrais mostraram as perspectivas de curto prazo mais difíceis para varejistas expostos a eletrônicos e eletrodomésticos no Brasil após o impacto de pressões inflacionárias, trazendo risco de queda para nossas estimativas”, destaca o time de analistas, afirmando que planeja atualizar os números em breve. 

Resultado do 3T21

Os resultados do 3T21 mostraram um crescimento de 5,7% ano/ano no GMV total (vs. + 51% no 2T21 e + 27% no 1T21), 2% acima da projeção do BTG, com o GMV online crescendo 33% na comparação anual (4% acima da estimativa do banco). 

As vendas digitais cresceram 35% ano/ano para 60% do GMV total (contra 47% no 3T20). 

O EBITDA ajustado foi de R$ 669 milhões, 7% maior na comparação anual e 9% abaixo da projeção do BTG, com expansão da margem EBITDA ajustada para 9,1% (crescendo 110 bps a/a). 

O lucro líquido ajustado (excluindo provisões trabalhistas) atingiu R$ 101 milhões. A instituição financeira tinha estimativa de R$ 135 milhões.  

A Via encerrou o 3T21 com R$ 1,6 bilhões em caixa (vs. R$ 2,3 bilhões no 2T21), R$ 5,1 bilhões em dívida bruta e R$ 4,2 bilhões em recebíveis de cartão de crédito, com caixa líquido caindo R$ 2,7 bi em relação ao 3T20 (para R$ 1,7 bilhões).

Riscos

O BTG Pactual avalia que os principais riscos a que a Via está exposta são a deterioração do cenário macro, aumento da concorrência no varejo tradicional e e-commerce e capacidade de execução da companhia.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

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