Não deixe de ler

Cade condena Rumo; multa chega a R$ 247 milhões

 

Publicado às 21h04

 

Na sessão de julgamento desta quarta-feira (03/11), o Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou a Rumo (RAIL3) por abusar da posição dominante e criar dificuldades à atuação de empresa rival no mercado de logística para exportação de açúcar via transporte ferroviário. A multa aplicada à empresa alcança R$ 247,1 milhões.

A investigação teve início em 2016, a partir de denúncia feita ao Cade pela Agrovia, prestadora de serviço de logística integrada via modal ferroviário para exportação de açúcar. A empresa alegou à época que dependia da utilização da Malha Paulista, controlada pela Rumo-ALL, para transportar açúcar até o Porto de Santos, em São Paulo, e que a companhia estaria criando empecilhos ao seu funcionamento. A denunciante informou, por fim, que precisou encerrar suas atividades em razão do comportamento anticompetitivo da Rumo-ALL.

A denúncia foi reforçada por uma comunicação encaminhada ao Cade pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que apurou a existência de indícios de infração à ordem econômica em um processo que tramitava na agência envolvendo as mesmas empresas.

De acordo com as investigações do caso, a Rumo-ALL interditou o pátio de Santa Adélia, cidade no interior de São Paulo, que era essencial às atividades da Agrovia, impossibilitando a empresa de prestar serviços aos clientes no período entressafra, sob a alegação de que o local oferecia riscos à segurança por ausência de manutenção e reparos. Contudo, a manutenção do pátio, segundo a ANTT, era de responsabilidade da própria Rumo-ALL.

O Tribunal considerou provas que demonstraram que a Rumo-ALL buscou discutir com a Agrovia sobre a atribuição de responsabilidade da manutenção do pátio de Santa Adélia para, dessa forma, atrasar o restabelecimento do acesso à infraestrutura essencial detida por ela por um período de, pelo menos, quatro meses, o que configura o caráter anticompetitivo da conduta.

Segundo a relatora do processo, a conselheira Paula Azevedo, o comportamento da Rumo-ALL inviabilizou o acesso da Agrovia a equipamentos e canais de distribuição necessários à atividade-fim de escoamento do açúcar, criando dificuldades desarrazoadas ao funcionamento e desenvolvimento da concorrente.

Nesse sentido, o Conselho entendeu que a suspensão das atividades nesse período gerou entraves para a Agrovia, que, em um primeiro momento, foi forçada a fornecer transporte via modal rodoviário, e, posteriormente, impossibilitada de firmar contratos para a safra de 2016/2017 em função da incerteza sobre o restabelecimento da operação em Santa Adélia.

Além disso, a investigação aponta que a Agrovia não conseguiu manter suas atividades e se retirou do mercado ainda em 2016, quando da rescisão do contrato de transporte ferroviário. Dessa forma, parte considerável da demanda antes atendida pela Agrovia foi realocada para a Rumo-ALL, que se beneficiou da ausência da concorrente no mercado.

O que diz a Rumo

Após o fechamento do mercado, a Rumo divulgou um comunicado onde afirma: “ratificamos que a conduta da companhia sempre foi pautada nos mais altos padrões comerciais, bem como pelo respeito e democratização de acesso ao modal ferroviário. A companhia aguarda a publicação do inteiro teor da decisão e informa que tomará eventuais medidas cabíveis”.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/CgqR7eWZzv9JWShbHCtYOm

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

 

 

 

Published by
Redação
Tags: Rail3Rumo

Recent Posts

Tupy (TUPY3) informa sobre estrutura organizacional e composição da diretoria estatutária

Publicado às 10h05   O conselho de administração da Tupy (TUPY3) aprovou a nova estrutura…

26 de abril de 2024

Ibovespa futuro, prévia da inflação, dólar e outros destaques

  Publicado às 9h12 Atualizado às 9h45 com dados de inflação nos EUA   Ibovespa…

26 de abril de 2024

Mercados nesta sexta, minério, petróleo, provento da Caixa Seguridade, Sabesp, Engie e outras notícias corporativas

  Publicado às 7h58   Bolsas, petróleo e bitcoin (7h55) Alemanha (DAX): +0,71%  Londres (FTSE…

26 de abril de 2024

Petrobras assina contratos para cessão de campos hibernados na Bacia de Campos

  Publicado às 0h01   A Petrobras (PETR3, PETR4) assinou nesta quinta-feira, 25, contratos para…

26 de abril de 2024

6 companhias aprovam dividendo, lucro da Cielo e da Multiplan e outros destaques corporativos

    Publicado às 22h08   Notícias corporativas Caixa Seguridade (CXSE3): assembleia aprova dividendo. Veja…

25 de abril de 2024

Caixa Seguridade (CXSE3): assembleia aprova dividendo. Veja os detalhes:

  Publicado às 21h52   A Caixa Seguridade (CXSE3) informou na noite desta quinta-feira, 25,…

25 de abril de 2024