Vale a pena investir na Via? Leia a análise do Safra

26 de outubro de 2021 Por Redação

 

Publicado às 14h39

 

O Safra publicou em seu site um relatório onde analisa a Via (VIIA3), antiga Via Varejo. Seus analistas têm recomendação de “compra” para a ação com preço-alvo de R$ 12.

“Acreditamos que a Via (VIIA3) oferece um potencial interessante de alta após a grande liquidação dos últimos meses, que se fortaleceu ainda mais recentemente devido ao aumento das taxas de juros, devido às preocupações com relação à frente fiscal do Brasil”, escrevem seus analistas.

A equipe salienta ainda que, mesmo assumindo taxas de juros mais altas, vê uma perspectiva de crescimento “decente” dos lucros da Via, já que a empresa parece ter se voltado com sucesso para um modelo de negócios que prioriza mais o digital.

Segundo o Safra, a empresa conseguiu ganhar participação recentemente, visivelmente durante a pandemia Covid-19. O número de usuários vem crescendo no e-commerce e em sua fintech Banqi, melhorando também a satisfação do cliente, salienta a instituição financeira.

No entanto, o time de analistas faz uma ressalva: a Via representa uma ação de alto risco no momento, principalmente devido à provável alta volatilidade das taxas de juros nos próximos meses, e ao ambiente competitivo acirrado do comércio online do Brasil.

A avaliação é que a concorrência permanece “feroz” e provavelmente pressionará o ROIC no setor antes que uma maior consolidação se materialize. ROIC é uma sigla para Retorno Sobre Capital Investido.

“Recomendamos fortemente que os investidores equilibrem esse risco em suas carteiras ajustando o tamanho da posição  de Via (VIIA3) a um nível altamente confortável para enfrentar a potencial volatilidade que se avizinha”, explica.

O time de analistas encontra um potencial de aumento de 69% para o preço-alvo, com o principal gatilho provavelmente sendo uma maior estabilização nas taxas de juros futuras. No entanto, destaca no relatório que em um teste de estresse, assumindo um cenário de baixa, poderia haver uma queda potencial de cerca de 40% para o preço atual das ações.

“Como as ações de e-commerce são geralmente avaliadas como ações de crescimento, a maior parte do valor vem de anos mais distantes e da perpetuidade (longa duração), que são mais severamente afetados do que as ações de valor quando o custo de capital está em alta”, escrevem os analistas.

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. O preço-alvo é uma projeção baseada em uma metodologia e varia dependendo da instituição financeira. Procure profissionais especializados e certificados para tomar qualquer decisão sobre investimentos.

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/IeeuGTD2f3u99xK7LJHnT6

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A