Gol planeja aumentar capacidade no 4T21 em aproximadamente 30% sobre o 3T21
Publicado às 8h56
A Gol (GOLL4) divulgou nesta segunda-feira, 11, uma atualização sobre suas expectativas para o terceiro trimestre de 2021.
Em um fato relevante, a companhia informou que superou as projeções financeiras no trimestre, apesar da desvalorização cambial.
“Nosso foco no 4T21 é adequar diligentemente nossa capacidade ao aumento da demanda, tanto no segmento de viagens a negócios como as viagens a lazer em função da temporada de férias, aumentar o inventário de assentos para as vendas da Black Friday e o retorno das rotas internacionais para Punta Cana, Cancún e Montevidéu”, comentou Richard Lark, Vice-Presidente Financeiro.
As informações abaixo são preliminares e não auditadas.
Para o 3T21, a Gol estima Prejuízo Por Ação (LPA) e Prejuízo Por Ação Depositária Americana (LPADS) de aproximadamente R$ 2,581 e US$ 0,991, respectivamente.
A margem EBITDA no terceiro trimestre, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, está estimada entre 22% e 24%, uma redução em relação à margem do trimestre findo em setembro de 2020 (29%). A margem EBITDA exclui despesas de depreciação e não operacionais relacionados à ociosidade de frota e custos de pessoal não relacionados diretamente a operação de aproximadamente R$926 milhões no 3T21, dos quais R$510 milhões não tem efeito caixa, e R$922 milhões no 3T20, dos quais R$705 milhões não tem efeito caixa.
Segundo a companhia, a receita unitária de passageiro (PRASK) para o 3T21 tende a ser maior em aproximadamente 5%, quando comparada ao mesmo período do ano passado.
A Gol espera uma receita unitária (RASK) 5% maior em relação ao 3T20.
Ainda de acordo com o fato relevante, as vendas diárias encerraram o trimestre em torno de R$ 28 milhões, representando um aumento de 48% em relação ao final do 2T21.
“Com 82% de taxa de ocupação no trimestre, a Gol segue ajustando eficientemente sua oferta à demanda. Os custos unitários ex-combustíveis (CASK ex-comb.) do 3T21, excluindo despesas não operacionais e não recorrentes, indicam redução de aproximadamente 11% 2 em comparação ao CASK ex-combustível reportado no 3T20, principalmente devido ao aumento do número de ASKs em 82%”, explicou a companhia.
Ainda de acordo com a Gol, os custos unitários com combustível (CASK comb.) indicam aumento de aproximadamente 45% na comparação trimestral, principalmente devido ao aumento no preço médio do QAV em 49%, o qual é parcialmente compensado pela maior eficiência no consumo de combustível das aeronaves MAX.
A alavancagem financeira da GOL, medida pela relação Dívida Líquida /EBITDA UDM, foi aproximadamente 10x no final de setembro/21.
A companhia disse que amortizou cerca de R$ 518 milhões de dívida total no trimestre, incluindo R$ 100 milhões de dívida financeira e R$ 418 milhões de dívida com arrendamento de aeronaves. “Em outubro de 2021, a Gol concluiu os termos para refinanciamento de R$1,2 bilhão de dívida de curto prazo, com vencimento final em 2024, trazendo a companhia aos menores níveis de dívida de curto prazo desde 2014”, afirmou.
O prazo médio do passivo da Gol aumentou para 3,3 anos.
A liquidez ao final de setembro/21 foi aproximadamente R$1,8 bilhão, composta por R$1,1 bilhão em caixa e aplicações financeiras, e R$0,7 bilhão em recebíveis.
“Incluindo os valores financiáveis de depósitos, as fontes de liquidez da Gol totalizam cerca de R$ 3,8 bilhões. Isso é consistente com os patamares de liquidez da companhia ao longo da pandemia”, salientou a empresa.
A Gol informou que planeja aumentar sua capacidade no 4T21 em aproximadamente 30% sobre o 3T21, antecipando uma demanda sazonal mais forte.
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