Certamente você já ouviu falar na mais famosa plataforma de vídeos do planeta, certo? E ao assistir seus vídeos e lives favoritas, já deve ter se perguntado “como será que eu faço para ter tantas visualizações em um vídeo?” ou até mesmo “será que algum dia meu canal vai fazer sucesso?”
Se você já desejou ter o engajamento de algum youtuber famoso, com todas aquelas visualizações e inscritos em seu Youtube canal, certamente vai gostar de saber que existem atalhos para alcançar esse sonho de longa data.
Existem muitas maneiras de conseguir um “empurrãozinho” na sua carreira de youtuber, como a compra de visualizações, que pode ajudar muito no engajamento de seus vídeos.
Abaixo, você poderá conferir dicas muito valiosas para aumentar não só a quantidade de inscritos no Youtube, mas também vai te ajudar a conquistar uma quantidade maior ainda de visualizações.
Uma das dicas mais importantes desse artigo se resume em uma única palavra: planejamento. Quando se fala em uma jornada, o mais importante antes de começar é saber onde se quer chegar, não é? Por isso o planejamento é tão crucial nesse ponto.
Saber qual vai ser o conteúdo abordado no canal e onde ele vai circular, qual seu público-alvo e como você pode agradá-lo são alguns exemplos de planejamento que você pode seguir para aumentar a quantidade de inscritos.
Porém, você precisa observar que a maioria dos canais com muitos inscritos focam naquilo que mais tem a oferecer. Por esse motivo, não faria sentido, por exemplo, um canal de comédia fazer diversos vídeos que desviassem de seu tema.
Quando se fala sobre a qualidade dos seus vídeos, é muito comum buscar a perfeição, porém é preciso tomar cuidado com isso.
O problema em si não gira em torno da autocrítica para buscar uma melhor qualidade ao que você busca entregar, mas quando essa “perfeição” se torna um padrão.
Muitos canais do YouTube ganham muitos inscritos por sua autenticidade, optando por entregar um conteúdo de qualidade, mas que não seja tão complexo de se fazer, de forma que a rotina de vídeo se mantenha estável.
Essa é a meta que você deve buscar, o equilíbrio entre postagens não tão complicadas e ao mesmo tempo de boa qualidade. Não busque a absoluta perfeição, pois isso pode prejudicar a periodicidade dos vídeos que você costuma fazer, afetando seu engajamento.
Claro, tudo isso depende muito de seu planejamento, pois você pode optar, por exemplo, em aumentar os períodos em que não posta nada e priorizar vídeos mais bem editados e completos. Tudo vai depender do seu objetivo.
Poucas pessoas sabem, mas a plataforma conta com muitos recursos especializados para criadores, o que pode facilitar muito a edição, planejamento para postagens de vídeos e todo o conteúdo que você desejar publicar.
Além disso, o site ainda conta com aulas dedicadas para a comunidade de criadores, nas quais você pode conferir dicas exclusivas de edição, como criar títulos e miniaturas eficazes, descrições inteligentes e aproveitar ao máximo os cartões e telas finais.
Ainda no corpo da organização do conteúdo produzido, é interessante que você descubra o melhor horário para fazer suas postagens, isso porque, ao aparecer para o seu público-alvo no horário em que eles são mais ativos, seu número de inscritos pode aumentar, bem como suas interações.
Para fazer tais análises, você pode optar por usar os relatórios do próprio YouTube, ou alguma outra ferramenta que demonstra estatísticas sobre a plataforma, como o Statista.
Além disso, a dica se estende além da descoberta do melhor horário, pois assim que você souber quando seus inscritos preferem assistir aos seus vídeos, é interessante que você sempre se organize para postar esse conteúdo nesse período.
Assim, você pode usufruir dos recursos da plataforma para ter sempre um vídeo ou outro “estreando” para seus inscritos.
A aba “Comunidade”, recentemente inserida pelos desenvolvedores do site, possibilitou uma interação gigantesca entre os criadores de conteúdo e seus inscritos.
Um exemplo bem bacana para se seguir são as votações que são propostas nessa aba, pelas quais muitos youtubers podem receber feedbacks sobre seus vídeos ou mesmo saber qual tipo de conteúdo seus inscritos desejam ver.
Além das votações, outra atribuição muito comum da aba é a possibilidade de divulgação dos próximos vídeos. É muito comum, hoje em dia, que canais famosos postam imagens de suas próximas publicações para deixar sua comunidade empolgada.
Você também pode aproveitar esse recurso do YouTube para interagir com seus inscritos, pois muitas das publicações comumente são comentadas pelos usuários e geram a possibilidade de serem respondidas pelo criador.
Esse é um método muito comum de se ganhar inscritos, pelo qual você, ao interagir, demonstra se importar com a opinião daqueles que te seguem, o que os faz sentir bem sobre você, podendo torná-los inscritos fiéis.
Para alcançar e agradar um número maior de usuários, é preciso variar os formatos conforme seu conteúdo vai sendo adicionado.
O YouTube, por ser uma plataforma de vídeos, normalmente vai valorizar mais as postagens regulares de seu canal, mesmo assim, você pode optar, como dito acima, em postar um meme, contar uma piada, ou mesmo falar das notícias de seu canal de formas diferentes, como nos “shorts”.
O chamado “networking” nessas horas pode vir muito bem a calhar, isso porque ao se estabelecer um bom relacionamento com pessoas influentes, elas podem ajudar seu canal a crescer.
Essa ajuda pode vir de várias formas, mas todas partem da utilização do engajamento de tais influenciadores.
Com essa ajuda, você pode divulgar seu canal, alcançando outros públicos; divulgar o próprio youtuber, mantendo seu engajamento e a frequência de suas postagens, de forma que sempre tenha algo em seu canal. Ademais, existe a possibilidade de optar por realizar conteúdos com o influenciador, dentre diversas outras opções.
Um exemplo bom a seguir, e que é muito comum, são os “collabs”, em que você pode contar com a participação de algum outro youtuber e aproveitar para se divulgar para os inscritos dele.
O importante, nesses casos, é que você procure e dê preferência a youtubers que estejam ligados à sua área. Não que expandir para áreas parecidas seja uma má ideia, mas a partir do momento em que a influência deles passa a te auxiliar, seu perfil tende a crescer.
Entretanto, quando se fala de “tendências”, existem dois grandes significados aqui que devem ser considerados.
O primeiro está na aba “em alta” do YouTube, com ela você sempre poderá acompanhar os conteúdos mais relevantes do momento, de modo que sempre terá acesso ao conteúdo que mais está bombando.
Há também o significado lógico de “tendências”. Ou seja, é importante que você conheça o que está ganhando mais atenção na mídia quando resolver fazer seu vídeo.
Um exemplo muito bom desse truque é abrir o site em modo anônimo e verificar os vídeos mais assistidos, através deles você pode ver quais são os temas que mais estão bombando no momento e o que você pode fazer para adaptá-los ao seu conteúdo.
Quando você usa hashtags, pode ganhar muita visibilidade, uma vez que as pessoas que se interessarem pelo assunto podem ter uma fácil interação e visibilidade com seu post, logo, você pode aumentar muito sua visibilidade se utilizar as hashtags nas descrições de seu vídeo.
O importante a se fazer nesses casos é sempre procurar colocar hashtags que tenham relevância ao tema abordado no vídeo, por exemplo: em um vídeo de culinária, provavelmente se encaixariam as hashtags #chef, ou até mesmo #cozinheiro.
Por fim, não é segredo que, para alcançar um maior resultado, você precisa diversificar seu alcance, o que faz jus à frase “não coloque todos os seus ovos em uma cesta só”.
Isso significa que, para influenciar um número maior de pessoas, é preciso ampliar suas redes sociais, e não se limitar somente a uma.
Isso não quer dizer que você deve postar a mesma coisa no Twitter, Facebook, Instagram e demais redes. Você pode, por exemplo, manter seu canal no Youtube como principal, onde você faz seus vídeos e lives com regularidade e mais interage e fazer postagens chamativas em outras redes sociais, de forma a atrair os usuários delas.
Não se esqueça, no entanto, de vincular e mencionar sua conta nas outras plataformas ao fazer tais publicações, de forma que fique fácil ao usuário acessar seu perfil caso fique curioso.
Imagine que você possui uma página principal de jogos, nela você posta gameplays, vídeos e comenta sobre as novidades do mundo gamer, polêmicas sobre empresas e avalia jogos.
Para expandir e ganhar mais inscritos, seria interessante, por exemplo, que você criasse uma página no Instagram para compartilhar apenas notícias ou vídeos curtos e uma no Facebook, onde você postaria vídeos curtos de suas gameplays no YouTube.
Veja que, desse modo, qualquer pessoa que se interessar pelas publicações em qualquer uma de suas páginas, vai começar a te seguir e, caso se interesse, te siga em sua conta principal no YouTube, onde você é mais ativo.
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