Ibovespa salta com declaração de Bolsonaro e fecha em +1,7%. Dólar afunda
Publicado às 17h31
Comentário de fechamento do mercado:
Assista à análise do Ibovespa, Petr4, Vale3, Wege3, Prio3 e de Mglu3 (leia aqui).
Ibovespa
O Ibovespa começou a subir com força por volta de 16h30. Nesse horário, o presidente Jair Bolsonaro divulgou um texto sobre a crise institucional entre os poderes, onde afirma que “nunca teve intenção de agredir quaisquer dos poderes” (leia a declaração abaixo).
O Ibovespa saltou quase 4 mil pontos em alguns minutos e fechou em alta de 1,72% aos 115.360 pontos. Na mínima da sessão chegou aos 112.435 pontos.
EUA
Nos EUA, o Dow Jones fechou em queda de 0,43% (34.879 pontos), o S&P 500 em -0,46% (4.493 pontos) e Nasdaq em -0,25% (15.248 pontos).
Dólar
A declaração de Bolsonaro afundou o dólar. A moeda fechou em baixa de 1,96% a R$ 5,2233.
Maiores altas do Ibovespa
Maiores quedas do Ibovespa (apenas 3 ativos caíram)
Leia a seguir a íntegra a declaração do presidente Bolsonaro:
“Declaração à Nação
No instante em que o país se encontra dividido entre instituições é meu dever, como Presidente da República, vir a público para dizer:
- Nunca tive nenhuma intenção de agredir quaisquer dos Poderes. A harmonia entre eles não é vontade minha, mas determinação constitucional que todos, sem exceção, devem respeitar.
- Sei que boa parte dessas divergências decorrem de conflitos de entendimento acerca das decisões adotadas pelo Ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
- Mas na vida pública as pessoas que exercem o poder, não têm o direito de “esticar a corda”, a ponto de prejudicar a vida dos brasileiros e sua economia.
- Por isso quero declarar que minhas palavras, por vezes contundentes, decorreram do calor do momento e dos embates que sempre visaram o bem comum.
- Em que pesem suas qualidades como jurista e professor, existem naturais divergências em algumas decisões do Ministro Alexandre de Moraes.
- Sendo assim, essas questões devem ser resolvidas por medidas judiciais que serão tomadas de forma a assegurar a observância dos direitos e garantias fundamentais previsto no Art 5º da Constituição Federal.
- Reitero meu respeito pelas instituições da República, forças motoras que ajudam a governar o país.
- Democracia é isso: Executivo, Legislativo e Judiciário trabalhando juntos em favor do povo e todos respeitando a Constituição.
- Sempre estive disposto a manter diálogo permanente com os demais Poderes pela manutenção da harmonia e independência entre eles.
- Finalmente, quero registrar e agradecer o extraordinário apoio do povo brasileiro, com quem alinho meus princípios e valores, e conduzo os destinos do nosso Brasil.
DEUS, PÁTRIA, FAMÍLIA
Jair Bolsonaro
Presidente da República federativa do Brasil”
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/H1Pap4I2cgTEyFRmix9icW
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A