Tupy quer desenvolver motor de alta eficiência movido a hidrogênio

7 de julho de 2021 Por Redação

Publicado às 9h59

 

 

A Tupy (TUPY3) fez um acordo de colaboração com a Westport Fuel Systems (TSX/Nasdaq: WPRT), líder global em combustíveis alternativos e tecnologias de transporte de baixa emissão, e com a AVL List GmbH, maior empresa independente do mundo para desenvolvimento, simulação e testes na indústria automotiva, para o desenvolvimento de um motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês – Internal Combustion Engine) de alta eficiência, movido a hidrogênio (H2) e destinado ao transporte de cargas. 

“A parceria visa combinar materiais de alta complexidade, tecnologias de fundição e a mais recente tecnologia H2 ICE, usando injeção direta de alta pressão (HPDITM)”, explicou a Tupy em um comunicado ao mercado.

O hidrogênio é uma alternativa promissora de energia para aplicações de transporte de carga. Além de ser carbono neutro, tem potencial para reabastecimento rápido e pode ser usado para alimentar células de combustível e ICEs. 

Embora ambas sejam carbono neutro, os ICEs de hidrogênio permitem o uso de bases tecnológicas já existentes. 

“A eficiência do powertrain será um fator-chave para garantir o custo acessível desse tipo de solução para ônibus e caminhões. A fim de aumentar a eficiência e, portanto, melhorar o consumo de combustível dos atuais ICEs que utilizam hidrogênio, Tupy, Westport e AVL vão trabalhar conjuntamente no desenvolvimento de um HPDI H2-ICE. Para lidar com altos picos de pressão, são necessários materiais e tecnologias de fundição e usinagem superiores, fornecidos pela Tupy”, informou a companhia. 

Por sua vez, a AVL concluiu com sucesso o desenvolvimento do AVL Hydrogen Engine em colaboração com a Graz University of Technology, no início deste ano, enquanto a Westport também demonstrou anteriormente testes bem-sucedidos de ICE para veículos pesados com H2 utilizando HPDI. 

Segundo a Tupy, os primeiros resultados deste codesenvolvimento entre AVL, TUPY e Westport são esperados para 2022. 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/FqNMWE9VHJQ3w0RHEqli4P

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A