Tupy compra operações de componentes da Teksid no Brasil e em Portugal

1 de julho de 2021 Por Redação

 

Publicado às 8h53

 

 

A Tupy (TUPY3) celebrou com a Stellantis, sucessora da Fiat Chrysler Automobiles, e com a Teksid, subsidiária integral da Stellantis, acordo para a aquisição das operações brasileira e portuguesa de componentes em ferro fundido, por meio da aquisição da participação da Teksid nas subsidiárias Teksid Iron do Brasil e Funfrap-Fundição Portuguesa. 

A informação consta em fato relevante enviado ao mercado na manhã desta quinta-feira, 1° de julho.

A companhia já havia anunciado, em dezembro de 2019, acordo para aquisição do negócio global de componentes estruturais em ferro da Teksid. 

Com base na revisão e comentários das autoridades antitruste dos Estados Unidos, Tupy e Stellantis acordaram em revisar a transação. 

Agora a Tupy optou por adquirir os ativos com maior alinhamento estratégico, e decidiu não dar seguimento à aquisição das plantas do México, China, Polônia e das estruturas administrativas localizadas na Itália e Estados Unidos. 

“A companhia manterá a aliança estratégica de fornecimento global com Stellantis, observados os compromissos já assumidos com a autoridade antitruste brasileira”, explicou no comunicado a Tupy. 

Em 2019, as operações combinadas de Brasil e Portugal da Teksid apresentaram receita líquida de 242 milhões de euros e EBITDA de 14,4 milhões de euros. 

O preço de aquisição (Enterprise Value) ajustado ao novo perímetro é de 67,5 milhões de euros. 

A transação foi aprovada pelo Conselho de Administração da Companhia no dia 01 de julho, e a sua conclusão está prevista para ocorrer no quarto trimestre de 2021. 

A Tupy também informou que recebeu comunicação do BNDES Participações e da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, titulares de ações de emissão da companhia representativas de 28,2% e 24,8% do seu capital social, respectivamente, comprometendo-se, em caráter irrevogável e irretratável, a aprovar a transação na assembleia geral. 

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/FqNMWE9VHJQ3w0RHEqli4P

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A