Publicado às 21h29
A Marcopolo (POMO3, POMO4), líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, com 51,6% de mercado, apresentou na noite desta terça-feira, 20, os ônibus da Geração 8 (G8).
“A nova família representa um avanço em inovação para a marca, com padrões únicos de segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia, para passageiros e motorista”, destacou a companhia.
Composta pelos tradicionais modelos das linhas Viaggio e Paradiso, em suas diferentes versões, a Geração 8 foi desenvolvida para os modelos de chassis das principais montadoras e, a partir do mês de agosto, vai sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul.
“A Marcopolo busca sempre criar soluções de transporte inovadoras e realmente de valor para clientes, passageiros, colaboradores e parceiros de negócio. A Geração 8 é a representação deste propósito. Um conceito concebido para tornar os ônibus mais seguros, confortáveis, eficientes e rentáveis. O nosso objetivo foi conceber um veículo capaz de transformar a experiência de viagem”, destacou James Bellini, CEO da Marcopolo.
A Geração 8 se destaca pelo visual marcante, seguindo o DNA de design Marcopolo que preza pela fluidez das linhas, design limpo e moderno para transmitir sensação de velocidade e leveza. A concepção do projeto, teve como premissa trazer atributos de excelência para operadores, motoristas e passageiros.
Todos os detalhes do veículo foram pensados cuidadosamente, a partir de um trabalho integrado realizado entre as áreas de Design, Engenharia e de Operações Industriais da Marcopolo. “Procuramos aproximar o ônibus o máximo possível do conceito automotivo na padronização dos processos de fabricação e montagem. O resultado é um ônibus focado em qualidade e rentabilidade para o operador, conforto e conectividade para passageiros, assim como na facilidade de manutenção e reparação”, salientou Luciano Resner, diretor de Operações Industriais da Marcopolo.
O trabalho conjunto para o desenvolvimento da Geração 8 resultou na criação de uma família de veículos que apresenta uma melhoria de 11% no coeficiente aerodinâmico. A iniciativa é um grande atrativo para as empresas de transportes, pois permite redução de custos operacionais, resultando em economia de combustível e consequente redução da emissão de gases de efeito estufa.
Outra preocupação da Marcopolo é o conforto do passageiro, nesse sentido, para tornar ainda melhor a experiência ao embarcar nos modelos da Geração 8, a companhia investiu em pesquisa e desenvolvimento para conceber todo o ambiente interno.
Cerca de 100 engenheiros da empresa realizaram viagens de ônibus em todas as regiões do país, no total foram mais de 44 mil quilômetros rodados para entender as diferentes necessidades e preferências dos clientes.
Segundo a companhia, esse trabalho proporcionou um olhar atento às questões como a largura e o espaçamento entre as poltronas, circulação dentro do veículo, tempo de permanência a bordo e utilização de equipamentos eletrônicos.
A partir dessa percepção, foram feitas mudanças como a criação de escada de acesso com degraus amplos, iluminação indireta em LED e um novo desenho do sistema de abertura da porta, mais eficiente e robusto.
Para ampliar o espaço interior e melhor acomodar passageiros e bagagens, a Marcopolo trabalhou em diferentes frentes. As poltronas ganharam uma nova estrutura e desenho ergonômico, otimizando o espaço para as pernas. Também foi adotada uma nova forma de distribuição das composições das espumas do assento e do encosto, a proposta é garantir ainda mais conforto e acolhimento. Outro ponto pensado foi o sistema de reclinação, que conta com acionamento mais fácil e suave, permitindo inúmeras posições de acordo com o biotipo do usuário.
Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade também esteve presente em diversas etapas do processo de criação da Geração 8. Uma das prioridades da companhia foi a redução da utilização da fibra de vidro em 80%, substituindo-a por matérias-primas de polímeros especiais aplicados na fabricação de para-choques, grade dianteira e tampa traseira, entre outros componentes, resultando em peças mais leves e resistentes. As peças oferecem maior flexibilidade e absorção de impactos, podendo ser reparadas ou recicladas com facilidade.
Para levar o nível de padronização e qualidade da indústria automobilística para a fabricação de ônibus, a Marcopolo otimizou os processos produtivos da unidade de Ana Rech, onde são fabricados os novos veículos, e priorizou ações sustentáveis, como o uso de máquinas de solda com inversora e a utilização de gás com menor impacto ao operador e meio ambiente, o que proporciona uma redução no consumo de energia.
Sobre a Marcopolo
Fundada há 71 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo S.A é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/HpxC8I2vsbZGDPkiBPuyMk
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Publicado às 23h29 O Grupo Mateus (GMAT3) informou nesta quinta-feira, 21, que inaugurou…
Publicado às 20h58 A Petrobras (PETR3, PETR4) informou na noite desta quinta-feira, 21,…
Publicado às 20h11 A Petrobras (PETR3, PETR4) informou nesta quinta-feira, 21, que seu…
Publicado às 20h07 O conselho de administração da Companhia de Saneamento do Paraná…
Publicado às 19h59 A AgroGalaxy Participações (AGXY3), companhia em recuperação judicial, apresentou nesta…
Publicado às 19h19 O conselho de administração da CVC (CVCB3) aprovou, em reunião…