Copel: governo paranaense manifesta intenção de realizar quitação integral do saldo da CRC
Publicado às 23h57
A Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6, CPLE11), na NYSE (ELP) recebeu quarta-feira, 14, ofício por meio do qual o governo do estado do Paraná manifestou a intenção de realizar, nas próximas semanas, a quitação integral do saldo da Conta de Resultados a Compensar (CRC).
Conforme informado nas demonstrações financeiras intermediárias da companhia, o saldo devedor pelo estado do Paraná à Copel referente à CRC era de R$ 1,4 bilhão em 31 de março de 2021, e deverá ser atualizado pro rata die até a data do seu efetivo pagamento, bem como descontadas as parcelas pagas até a mesma data, conforme previsto no contrato da CRC e aditivos.
Conta de Resultados a Compensar
A Lei Federal nº 5.655/1971 estabeleceu a remuneração legal do investimento das Concessionárias de Distribuição de Energia Elétrica entre 10% e 12% (a critério do poder concedente) e que a diferença entre tal remuneração e a efetivamente verificada no resultado do exercício seria registrada na chamada “Conta de Resultados a Compensar” do concessionário, para fins de apuração do excesso ou insuficiência de remuneração.
Em 1993, esse modelo foi extinto, sendo que a companhia tinha valores a receber. Amparado pela Lei nº 8.727/1993, a qual permitiu a transferência da responsabilidade pelo pagamento ao Estado controlador das concessionárias credoras para abatimento de dívidas deste com a União, o estado do Paraná assumiu o saldo devedor da CRC.
Assim, o estado passou a pagar a dívida em favor da companhia, conforme o Termo de Ajuste celebrado em 04 de agosto de 1994.
Mudança de sede
A Copel também informou que foi aprovada a alteração do endereço completo da sede para a Rua José Izidoro Biazetto nº 158, Bloco A, Bairro Campo Comprido, Curitiba – PR.
“Essa mudança é parte da estratégia de redução de custos e da integração entre a administração e corpo técnico para potencializar a sinergia entre as áreas dos negócios da Copel, com ambientes integrados que promoverão ainda mais o trabalho colaborativo, incentivando a inovação e a melhoria nos processos”, afirmou a Copel.
Segundo a companhia, a mudança ocorrerá de forma paulatina e gradual, respeitando os devidos cuidados com a segurança e saúde dos funcionários.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/HpxC8I2vsbZGDPkiBPuyMk
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A