Sede da Vale no Rio de Janeiro
Publicado às 17h49
A Vale (Vale3) informou nesta terça-feira, 8 de junho, que as concessionárias do Corredor Logístico de Nacala (CLN), localizadas em Moçambique e no Malawi, enviaram hoje notificação irrevogável aos bancos financiadores do Project Finance (PF) do Corredor de Nacala confirmando sua intenção de pagar antecipadamente o saldo de aproximadamente US$ 2,5 bilhões, que deverá ser liquidado no dia 22 de junho de 2021 com recursos disponibilizados pela companhia.
Com a liquidação do Project Finance, formaliza-se o cumprimento de todas as condições precedentes para a conclusão da transação (closing) de aquisição da participação da Mitsui na mina de carvão de Moatize e no CLN, que deverá ocorrer em ato contínuo ao pagamento antecipado do PF. A partir do closing, a Vale passará a consolidar em suas demonstrações financeiras a mina de Moatize e o CLN.
Desta forma, deixa-se de onerar o Ebitda com custos relacionados ao serviço das dívidas, investimento de manutenção das operações (que serão realizados diretamente pela Vale como investimento corrente) e outros, financiados pela tarifa do CLN, e que já descontados os juros recebidos pela Vale, impactou o Ebitda de 2020 em aproximadamente US$ 300 milhões. Com a simplificação da governança e da gestão dos ativos, a Vale dá continuidade ao processo de desinvestimento responsável da sua participação no negócio de carvão, pautado na preservação da continuidade operacional da mina de Moatize e do CLN.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/IhrUchdwZfv0XUWXinybIS
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A