Enauta: ANP aprova constituição das garantias para assumir 100% de Atlanta, o que dobrará produção

25 de junho de 2021 Por Redação

 

Publicado às 20h42

 

 

A Enauta Participações (ENAT3) informou nesta sexta-feira, 25, que a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) aprovou a modalidade de garantia corporativa como instrumento de garantia financeira de descomissionamento do Campo de Atlanta. 

Nos próximos dias ocorrerá a assinatura do aditivo ao Contrato de Concessão pela agência, concluindo-se então a transferência de 50% dos direitos e obrigações de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural do Campo. 

Segundo a petroleira, a aprovação pela ANP da constituição das garantias para assumir 100% do Campo de Atlanta, dobrará sua produção de petróleo.

“Com a assinatura do aditivo ao Contrato de Concessão, a companhia passará a reconhecer a totalidade dos resultados de Atlanta em suas demonstrações financeiras. Assim, a Enauta, que detém metade da produção de petróleo do Campo, passará a reportar a totalidade de cerca de 18 mil barris por dia, atualmente, volume recorde para a Companhia”, explicou em um fato relevante enviado ao mercado.

Para 2021, a projeção de produção média para o Campo segue em 14 mil barris de óleo por dia, com margem de variação positiva ou negativa de 10% quando verificada a média diária em base anual. 

Conforme fato relevante divulgado em 21 de dezembro de 2020, o acordo assinado com a Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás prevê a transferência de US$ 43,9 milhões para a Enauta Energia, referente às operações de abandono futuro dos três poços e ao descomissionamento das facilidades existentes no Campo. 

O recebimento desse valor ocorrerá após a assinatura do aditivo ao Contrato de Concessão.

“Com a transferência definitiva do Campo, daremos mais um passo importante para aumentar a geração de caixa da companhia. Logo teremos os três poços em produção, o que permitirá atender à demanda pelo óleo de Atlanta em um ambiente positivo de preços. Além disso, continuamos trabalhando ativamente para implementar o Sistema Definitivo, o que possibilitará manter a produção e a geração de caixa da empresa em níveis mais elevados por um longo período de tempo”,  afirmou Décio Oddone, CEO da Enauta.

Sobre a Enauta

A Enauta é uma das principais empresas de controle privado do setor de exploração e produção no Brasil. Com equilibrada atuação ao longo da costa do país, possui dois ativos produtores: o Campo de Manati, um dos principais fornecedores de gás da região Nordeste, no qual detém 45% de participação, e o Campo de Atlanta, localizado nas águas profundas da Bacia de Santos. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/FqNMWE9VHJQ3w0RHEqli4P

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A