Cesp se manifesta sobre risco hidrológico
Publicado às 20h04
A Cesp (CESP6) informou na noite desta segunda-feira, 14, que, visando a preservação do nível dos reservatórios da região e a respectiva governabilidade da cascata hidráulica de bacia hidrográfica em questão, seu conselho de administração deliberou o início imediato da realização de testes de redução de defluência mínima praticada na Usina Hidrelétrica de Porto Primavera, até atingir o valor de 2.700 m³/s.
“A diminuição se dará de forma controlada e monitorada e o processo deve ser mantido até a retomada do período das chuvas, no fim de outubro de 2021, salvo decisão distinta das autoridades federais”, destacou a Cesp.
Já em relação ao cenário hidrológico atual e possíveis impactos nos resultados da Cesp, a companhia informou que sua estratégia de gestão do balanço energético é pautada por um planejamento minucioso com gestão proativa e forte disciplina de execução da comercialização de energia, buscando gerar valor e mitigar o risco hidrológico (GSF).
“A piora do GSF teve como consequência o aumento da exposição da companhia, particularmente no segundo semestre de 2021. Frente a este cenário, a Cesp aproveitou as janelas de oportunidade no mercado e comprou a energia necessária para o equacionamento, neste momento, do balanço energético deste ano, ao preço médio de R$ 232/MWh”, explicou em um comunicado ao mercado.
A empresa destacou que tem trabalhado para capturar oportunidades em vendas futuras de energia, principalmente a partir de 2024.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/CdnKkvmMKhY4B9xeJukh4W
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A