MANCHETE SECUNDÁRIA

Ultrapar assina contrato de venda da Extrafarma por R$ 700 milhões

 

 

Publicado às 18h38

 

A Ultrapar Participações (B3: UGPA3 / NYSE: UGP) divulgou após o fechamento do mercado nesta terça-feira, 18, a assinatura de contrato para a venda da totalidade das ações da Extrafarma para a Empreendimentos Pague Menos (PGMN3). A informação já havia sido adiantada por agências de notícias mais cedo. As ações PGMN3 saltaram 9,5% no pregão desta terça-feira.

Segundo o fato relevante enviado ao mercado, o valor total da venda (enterprise value) é de R$ 700 milhões, sujeito a ajustes em razão principalmente das variações de capital de giro e da posição da dívida líquida da Extrafarma na data de fechamento da transação. 

A Ultrapar afirmou que está em processo de revisão de seu portfólio de negócios, buscando maior complementariedade e sinergias, com investimentos centrados nas oportunidades existentes na cadeia downstream de óleo e gás no Brasil, na qual possui forte escala operacional e conta com vantagens competitivas estruturais, permitindo maior eficiência e potencial de geração de valor.

“O foco da gestão e a redução da alavancagem são benefícios adicionais da transação para a Ultrapar”, destacou a companhia. 

Ainda segundo o comunicado, para a Pague Menos a combinação com a Extrafarma acelerará seu plano de expansão, ampliará sua presença nas regiões Norte e Nordeste e a transformará na segunda maior rede de farmácias no Brasil em número de lojas. 

O pagamento da transação será em três parcelas: 50% na data de fechamento e 25% em cada aniversário de um e dois anos do fechamento, com fiança prestada por acionista como garantia para as duas últimas parcelas. 

A consumação da transação está sujeita a determinadas condições usuais em negócios desta natureza, incluindo aprovação pelas autoridades concorrenciais brasileiras e pela assembleia geral de acionistas da Pague Menos. 

Será concedido, ainda, direito de preferência aos acionistas da Ultrapar que desejarem adquirir ações da Extrafarma, na proporção das respectivas participações no capital social da Ultrapar e pelo mesmo preço por ação a ser pago pela Pague Menos. 

Os acionistas da Ultrapar que exercerem tal direito passarão a ser acionistas diretamente da Extrafarma, companhia de capital fechado e sem liquidez. 

A Ultrapar convocará brevemente uma assembleia geral de acionistas na qual será formalizado o oferecimento do referido direito de preferência, com o detalhamento do procedimento para o seu eventual exercício. 

A Extrafarma e a Pague Menos manterão o curso normal de seus negócios de maneira independente até o fechamento da transação.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/DKvkmJEHlHuEWjq6MuMg7f

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Published by
Redação

Recent Posts

Rápidas: Casas Bahia, Vale, Petrobras, Bradespar, Telefônica Brasil, Trisul

Publicado às 10h58 Atualizado às 11h08   Ibovespa Às 11h07 o Ibovespa tinha valorização de…

29 de abril de 2024

Petrobras e Abiquim assinam protocolo de intenções para avaliar oportunidades na área de Gás e Energia

  Publicado às 10h30   A Petrobras (PETR3, PETR4) assinou um protocolo de intenções com…

29 de abril de 2024

Vale (VALE3) esclarece sobre proposta de acordo

  Publicado às 9h20   Em um fato relevante enviado ao mercado nesta segunda-feira, 29,…

29 de abril de 2024

Ibovespa futuro, dólar e notícias de empresas da Bolsa

  Publicado às 9h19 Atualizado as 9h47   Ibovespa futuro O Ibovespa futuro operava entre…

29 de abril de 2024

GQG Partners altera participação acionária no Itaú (ITUB4)

  Publicado às 8h44   A gestora americana GQG Partners LLC alterou a participação que…

29 de abril de 2024

Mercados nesta segunda, minério, petróleo, notícias de empresas da Bolsa e outros destaques

  Publicado às 7h51   Bolsas, petróleo e bitcoin (7h50) Alemanha (DAX): -0,01%  Londres (FTSE…

29 de abril de 2024