MANCHETE 4

Interessado em criptomoedas? Leia antes esse artigo

Publicado às 13h07

  

Maio 2021 – O Bitcoin, maior criptomoeda do mundo, foi o centro das atenções nos últimos dias. O Banco do Povo da China (PBoC) emitiu um alerta de que moedas digitais não podem ser usadas como forma de pagamento porque não são moedas reais. O CEO da Tesla, Elon Musk, suspendeu a venda de carros da companhia com pagamento em bitcoins. Esses dois fatores fizeram com que o valor de mercado total das criptos chegasse a cair mais de US$ 720 bilhões em cerca de 12 horas, batendo a mínima de US$ 1,350 trilhão em circulação no mercado.  

Para a educadora em finanças pessoais, Carol Stange, é preciso que os investidores entendam a melhor forma para lidar com esse tipo de ativo. Existem algumas formas de adquirir as criptomoedas e as mais comuns são “peer-to-peer”, ou seja, de pessoa para pessoa; através de corretoras de criptoativos, ou exchanges; e os ETFs, que também são um investimento via fundo mas que tem suas cotas negociadas em bolsas de valores.  

Ela explica que não é indicado, para quem está começando nesse mercado, comprar as criptomoedas pelo modelo Peer-to-Peer ou diretamente em uma corretora de criptoativos. “Atuar nesses primeiros modelos é arriscado para o investidor iniciante, pois nem sempre esse investidor está familiarizado com os termos e funcionamento do mercado. É preciso conhecimento prévio de como as coisas funcionam para minimizar riscos e aumentar a segurança do processo. Já, comprar criptomoedas diretamente das exchanges e corretoras exclusivas desse tipo de ativo igualmente envolve riscos, sejam eles ligados à custódia dos ativos, que são de responsabilidade do usuário, seja o de cair em um golpe, já que não é incomum aparecerem corretoras falsas no mercado. Após cair no golpe, o investidor fica sem ter a quem recorrer ou como recuperar o dinheiro perdido” afirma Carol Stange.  

Outro ponto a ser considerado é o tipo de “estômago” que o investidor tem para aguentar as fortes oscilações desse mercado. “Para quem ainda não está acostumado com a volatilidade, sugiro começar com um montante que possa ser considerado um custo de aprendizado, onde o investidor separe um valor para entender, na prática, como esse mercado funciona e ajude-o a não sofrer desnecessariamente durante as oscilações da moeda. As variações fazem parte desse jogo”.  

Um dos conselhos da educadora é de que seja destinado até 5% do patrimônio líquido total do investidor para esse tipo de operação. “Definitivamente, não é indicado investir um grande percentual do seu patrimônio em criptoativos. Vejo muito fortemente dois perfis no mercado das moedas virtuais: os investidores iniciantes, que no ‘afã’ de aumentar exponencialmente seu patrimônio, investem quase a totalidade de seus recursos nesse tipo de produto ignorando os riscos e acreditando que enriquecerão rapidamente, e os otimistas em relação ao futuro do dinheiro digital. Assim como os otimistas, eu também acredito que essa tecnologia está revolucionando a forma como lidamos com o dinheiro, mas a cautela deve falar mais alto do que a emoção, a fim de que decisões erradas não comprometam nossa saúde financeira”, explica Carlo. 

Sobre Carol Stange (https://carolstange.com.br) – Educadora financeira e especialista em investimentos, Carol Stange já prestou auxílio, consultoria e cursos (presencial e online) para em torno de 1,5 mil pessoas. Desde 2019 atua como consultora de Economia Doméstica do programa de tv aberta Mulheres, da TV Gazeta, e atualmente é colunista sobre finanças pessoais em grandes veículos da área, com destaque para Guia Bolso e 6 minutos. É também multiplicadora do programa de educação financeira “Eu e meu dinheiro” do Banco Central. Carol Stange é idealizadora e criadora da marca “Como enriquecer seu Filho”, com a produção de conteúdo voltado para pais que desejam educar seus filhos através de conceitos práticos de educação financeira, e de conteúdos para jovens e crianças, que podem ser utilizados nas escolas. É certificada internacionalmente pelo ICF (Instituto Coach Financeiro) com Especialização em Planejamento Financeiro Pessoal pela GFAI (Academia de Planejamentos Financeiros). É formada em administração de empresas pela PUC – PR, cursou MBA em Gestão Empresarial pela UEL/MEB e MBA em marketing pela PUC -SP. 

 

Importante:

O Finance News não faz recomendação de compra ou venda de ativos. O texto acima tem por objetivo informar. 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/CdnKkvmMKhY4B9xeJukh4W

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A

Published by
Redação

Recent Posts

Carrefour Brasil (CRFB3) anuncia o pagamento de JCP

  Publicado às 0h10   O conselho de administração do Carrefour Brasil (CRFB3) aprovou o…

19 de dezembro de 2024

Acionistas da Telefônica Brasil (VIVT3) aprovam redução de capital

  Publicado às 0h09   Os acionistas da Telefônica Brasil (VIVT3) reunidos em assembleia aprovaram…

19 de dezembro de 2024

JCP da Elektro Redes (EKTR4) e da Coelba (CEEB5)

  Publicado às 0h01   JCP da Elektro Redes (EKTR4) O conselho de administração Elektro…

19 de dezembro de 2024

Iguatemi (IGTI11) celebra memorando para aquisição de fatias dos shoppings Pátio Paulista e Higienópolis

  Publicado às 23h35   A Iguatemi (IGTI11) celebrou nesta quarta-feira, 18, com o Brazil…

19 de dezembro de 2024

Notícia da MRV, Vibra, Alupar, Multiplan, Weg, Banco Pan, Stone

  Publicado às 21h49 Atualizado às 23h55   Notícias corporativas PetroReconcavo (RECV3) compra parte dos…

18 de dezembro de 2024

MRV (MRVE3): Resia vende terreno no Texas

  Publicado às 21h41   A MRV (MRVE3) divulgou após o fechamento nesta quarta-feira, 18,…

18 de dezembro de 2024