Publicado às 9h01
A Gol (B3: GOLL4 e NYSE: GOL) divulgou nesta quarta-feira, 26, as perspectivas preliminares gerais e projeções financeiras para o segundo semestre de 2021.
Durante o mês de maio, a companhia observou uma melhora significativa nas suas vendas de viagens aéreas no mercado doméstico.
“Embora a trajetória na recuperação da demanda pós-pandemia seja de difícil previsão e ainda persista um elevado grau de incerteza, os avanços na aplicação de vacinas pelo Programa Nacional de Imunização no Brasil estão impactando positivamente no tráfego de transporte aéreo”, avalia a companhia.
Segundo a Gol, o aumento nas vendas se soma a outras iniciativas importantes da administração, que também estão proporcionando melhorias significativas nessa fase de recuperação.
Para o 2T21, a Gol espera uma taxa de ocupação de 81% (versus os 79% projetados anteriormente), e que os custos unitários recorrentes sejam 40% inferiores quando comparados ao 2T20 (versus os 27% inferiores da estimativa anterior).
“A reintegração do programa de fidelidade Smiles da Gol viabiliza sinergias no Grupo, melhora a capacidade creditícia da companhia e aumenta os seus fluxos de caixa e lucro. A aquisição da participação minoritária na Smiles está prevista para ser concluída em 23 de junho”, destacou a empresa aérea.
Até o final do 2T21, a Gol terá realizado quase R$ 3 bilhões de novas emissões de capital, que incluem um aumento de capital de até R$ 512 milhões iniciado e liderado pelo acionista controlador, o R$ 1,5 bilhão re-tap do Programa Garantido, e as ações a serem emitidas pela Gol para a aquisição da participação minoritária da Smiles.
A companhia informou também que quitou integralmente o empréstimo de curto prazo de US$ 250 milhões, que recebeu em agosto de 2020, o qual, junto com o término da aquisição de participação minoritária na Smiles, “liberam valiosos ativos não onerados”.
“Com esses eventos, a Gol encerrará o segundo trimestre de 2021 com suas principais obrigações financeiras endereçadas. A companhia também estará muito bem posicionada para capturar o crescimento do mercado doméstico brasileiro de transporte aéreo esperado para o segundo semestre deste ano, iniciando em junho/21 como o mês de transição para a alta temporada”, salientou a companhia em comunicado ao mercado.
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