Via Varejo projeta base de clientes ativa de 44 milhões em 2025
Publicado às 9h22
A Via Varejo (VVAR3), que agora passou a se chamar “Via” (leia aqui os detalhes da mudança), emitiu um fato relevante na manhã desta segunda-feira, 26, para informar suas estimativas sobre determinados indicadores futuros.
Chamado de “Visão 2025 Via”, o documento foi elaborado com base em algumas premissas, que tomam como base a estimativa de evolução e tamanho do mercado para o varejo total e o varejo de e-commerce (online) descritas em relatórios de análise (research) publicados recentemente, bem como as premissas de orçamento aprovado pela companhia para o exercício atual e plano estratégico para os exercícios sociais posteriores.
Os relatórios de análise mencionados incluem e foram publicados pelo Itaú BBA em 29/03/2021, Morgan Stanley em 06/04/2021, BTG Pactual em 08/12/2020, Goldman Sachs em 22/03/2021, JP Morgan em 02/03/2021 e UBS em 16/03/2021.
A seguir veja as premissas de mercado e a “Visão 2025” da Via:
Premissas de mercado
- Mercado de varejo total: estimativa de que, em 2025, o mercado de varejo seja de aproximadamente R$ 2,6 trilhões em vendas.
- Mercado de varejo online: estimativa de que, em 2025, o mercado de e-commerce (online) alcance cerca de R$ 500 bilhões em vendas.
- Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) em vendas no varejo total: CAGR de 6% entre os anos de 2020 e 2025.
- Taxa de Crescimento Anual Composta (CAGR) em vendas online: CAGR de 24% entre os anos de 2020 e 2025.
Visão 2025
Base de clientes ativos em 2025: aumento de 2 vezes da base de clientes ativa da companhia de 22 milhões em 2020 para 44 milhões em 2025.
- Market share online estimado em 2025: com base no aumento das métricas: (i) taxa de visitas no site, (ii) base de clientes e (iii) taxa de conversão nos sites de e-commerce da Via, nos próximos 5 anos, a companhia estima alcançar um market share do mercado total de e-commerce brasileiro de, no mínimo, 20% em 2025.
Para alcançar este patamar de market share a taxa de crescimento das vendas online da companhia devem continuar a evoluir acima do mercado. Em 2020, a companhia superou o crescimento do mercado online em cerca de 2 vezes (fonte Compre e Confie).
- Mix de GMV – Gross Merchandise Volume: com base na estratégia para os próximos anos, a companhia estima que cerca de 2/3 do GMV total da companhia em 2025 deverá ser oriundo dos canais digitais (online) e 1/3 de vendas de canais offline, ou seja, de lojas físicas e meios tradicionais.
- Volume Total de Pagamentos (TPV – Total Payment Volume) e break-even do banQi: com base na estratégia e entregas programadas para o banQi especificamente no que diz respeito aos serviços de soluções financeiras e créditos oferecidos, a companhia estima que o TPV do banQi do período de 12 meses encerrado em março de 2021, de R$ 440 milhões, deverá aumentar cerca de 20 vezes ao final de 2025.
A Companhia estima que o banQi alcance o ponto de equilíbrio financeiro, ou seja, lucro líquido positivo (break-even) ao final de 2022.
- Carteira de Crédito: com base na estratégia para os próximos anos, as carteiras de crédito referentes a vendas realizadas nas lojas físicas e nos sites devem crescer cerca de 7 vezes o valor da carteira de crédito concedido quando comparado ao valor reportado ao final do exercício 2020 e deverão apresentar a seguinte composição: (i) 50% serão referentes ao CDC – crédito direto ao consumidor – das lojas físicas (offline), (ii) 35% referentes às operações de CDC dos sites de e-commerce (online) e (iii) 15% referentes às operações de crédito realizadas através do banQi.
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