Publicado às 9h46
A Hidrovias do Brasil (HBSA3) divulgou nesta segunda-feira, 19, que concluiu a celebração de um acordo com a Imperial Logistics International e determinadas entidades de seu grupo empresarial, para a aquisição de ações representativas de 100% do capital social da Imperial Shipping Paraguay, sociedade sediada em Assunción, no Paraguai; a aquisição de ações representativas de 100% do capital social da Imperial South America, sociedade sediada em Druten, na Holanda; a aquisição de ações representativas de 50% do capital social da Baden, sediada em Concepción, no Paraguai; e a aquisição de determinados ativos de navegação do grupo Imperial.
A Imperial Shipping Paraguay opera na hidrovia Paraná-Paraguai, que faz parte do corredor logístico da região Sul, onde a Hidrovias atualmente tem operações de transporte de grãos, celulose e minério de ferro.
“A transação contribuirá com o fortalecimento da presença da companhia nesse importante corredor logístico, assim como colaborará com a manutenção da estratégia de diversificação de produtos e moedas que já é adotada atualmente”, destacou a empresa em comunicado.
A operação contempla, dentre os ativos de navegação que serão adquiridos do grupo Imperial, 7 empurradores troncais e 84 barcaças com tampas, praticamente dobrando a capacidade atual da companhia na região e reforçando ainda mais seu posicionamento estratégico no Corredor Sul.
A Hidrovias do Brasil passará a deter a participação do grupo Imperial no Porto Baden, situado no Paraguai, uma sociedade estabelecida em conjunto com a CIE, companhia paraguaia fornecedora de equipamentos industriais e serviços para os setores energético, industrial e naval.
A Hidrovias assumirá o compromisso com os atuais clientes das sociedades adquiridas do grupo Imperial e seguirá prestando serviços de acordo com os acordos já existentes, bem como incorporará os mais de 150 colaboradores que fazem parte do quadro atual de tais sociedades por meio da transação.
A operação foi avaliada em US$ 85 milhões.
A operação da Imperial na América do Sul não possui dívidas e registrou EBITDA de US$15,9 milhões em 2018, US$15,4 milhões em 2019 e US$9,4 milhões em 2020 (mesmo com cenário atípico de calado mais baixo nos rios da região sul).
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