Fundos: entenda o Long Biased e se vale a pena

9 de abril de 2021 Por Redação

 

 

Se você procura um Fundos de Investimento para diversificar seus investimentos, já deve ter se deparado com essa expressão: Long Biased.

A seguir, a gente explica o que é e se a estratégia desse tipo de Fundo pode ser útil ao seu perfil de investidor.

Long Biased 

Os Fundos Long Biased tendem a ficar comprados em ações. No entanto, tem flexibilidade no mandato para diminuir a exposição líquida em momentos ruins de mercado.

A palavra inglesa “long” é usada para indicar compra de ativos por um prazo maior com o objetivo de ganhar com sua valorização. O “biased” significa “enviesado” em inglês. Em uma tradução livre, os Fundos “Long Biased” têm uma tendência de ficarem comprados em ações, mas nem sempre fazem apenas isso. Podem, em determinados momentos, operar vendidos e ganhar com a queda de uma ação (operação chamada de short no mercado).

Classificação

Os Long Biased podem ser classificados tanto como um fundo de ação quanto um multimercado (tipo de fundo que dá mais liberdade para o gestor traçar estratégias envolvendo ativos de naturezas distintas, como ações, câmbio, etc). Quem escolhe isso é a gestora quando vai registrar o fundo. 

Estratégias

É importante o investidor ficar atento à estratégia que o Fundo utiliza. Em se tratando de Long Biased, podem ser várias. É importante ler com cuidado o regulamento do Fundo.

Os Long Biased ajustam a exposição líquida comprando e vendendo as ações da carteira long. 

Também fazem posições vendidas (short) em papéis específicos ou no próprio índice para reduzir a exposição líquida do fundo.

Esses tipos de Fundos, montam ainda posições vendidas de companhias que estão caras ou têm problemas em seus fundamentos. Neste caso o gestor espera lucrar com a queda.

Também podem operar ativos como moedas e commodities, que funcionam como proteção para determinadas posições da carteira comprada. Nesse sentido, um exemplo é o Fundo vender dólar caso queira proteger uma posição em uma empresa exportadora.

Para quem serve?

Segundo especialistas, esse tipo de investimento é para quem tem perfil arrojado. Nada impede que, aqueles com perfil conservador, possam ter pequena exposição de seu patrimônio a esses Fundos. 

Vale lembrar que os fundos Long Biased tendem a se defender muito bem em meses de queda da Bolsa.

Para as pessoas que não querem ou não sabem investir em ações pode ser uma alternativa investir neles um percentual pequeno do capital financeiro, caso o investidor queira mais risco na carteira.

Diferença para os Long Short

Os Fundos Long and Short fazem operações comprando e vendendo dois ativos na mesma transação, de forma simultânea. 

Já os Fundos Long Biased tendem a ficar comprados em ações, mas, às vezes, podem operar vendidos.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/IhrUchdwZfv0XUWXinybIS

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A