Enauta inicia do processo de licitação do FPSO do sistema definitivo de Atlanta 

5 de março de 2021 Por Redação

 

Publicado às 22h

 

A Enauta Participações (ENAT3) informou na noite desta sexta, 5, que iniciou o processo de licitação do FPSO (sigla em inglês para Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência) para o Sistema Definitivo (SD) do Campo de Atlanta. 

A companhia estima que a conclusão do processo se dê em um prazo de 10 a 12 meses e foram convidadas empresas com comprovada experiência no desenvolvimento de projetos semelhantes. A licitação considera um FPSO com capacidade para processar 50 mil barris de óleo por dia, ao qual estarão conectados de 6 a 8 poços produtores, 3 deles já em operação no Sistema de Produção Antecipada (SPA). 

“O novo plano de desenvolvimento, ainda em análise pela ANP, confere maior resiliência financeira ao projeto, com redução significativa de investimentos e do nível de petróleo necessário para atingir o breakeven em comparação com o anterior”, explicou a petroleira.

A licitação considera a adaptação de um FPSO existente e ainda não utilizado, possibilitada por um contrato, assinado pela Enauta, de exclusividade por 12 meses, com opção de compra pelo vencedor. 

“Iniciamos esta licitação confiantes na resiliência de nosso projeto. O SPA trouxe informações importantes para reduzir as incertezas na implementação do SD, que será desenvolvido somente com tecnologias já dominadas”, afirmou Carlos Mastrangelo, diretor de produção da Enauta. 

A Enauta Energia, subsidiária integral da Enauta, é operadora do Campo de Atlanta com 50% de participação. 

A transferência dos 50% restantes anteriormente detidos pela Barra Energia já foi autorizada pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e no momento encontra-se em processo de aprovação pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link:

https://chat.whatsapp.com/CgqR7eWZzv9JWShbHCtYOm

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A