Publicado às 19h52
(clique nos links abaixo para ler os detalhes)
BTG inicia cobertura da PetroRio: veja a análise para a petroleira
EDP reporta lucro líquido 40% maior no 4T20
B3 e Nyse aprovam listagem de ações e ADRs da Sendas
B2W e Lojas Americanas estudam potencial combinação de seus negócios
Assista ao estudo do Ibovespa, Petr4, Vale3, Btow3, Lame4, Embr3, Csna3, Ggbr4, Goau4, Usim5, Hype3, Aeri3, Cash3, Ngrd3, Lwsa3 e Tots3. Clique aqui para acessar o vídeo.
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) analisa abrir um processo administrativo para apurar se as informações sobre a mudança no comando da Petrobras foram divulgadas de forma correta. A notícia é do O Globo. Na sexta, Joaquim Silva e Luna foi indicado para a presidência da estatal (leia mais aqui).
De acordo com o jornal, o processo terá como base a Instrução 358, segundo a qual qualquer declaração que possa interferir no valor das ações de uma empresa deve ser divulgada ao mercado. A divulgação ocorreu depois de uma nota do governo nas redes sociais.
Ainda segundo a publicação, a gestora Aberdeen Standard, que detém 67,3 milhões de ações da Petrobras, enviou carta ao presidente do Conselho de Administração da petroleira alertando que qualquer mudança no corpo de executivos da empresa “sem o devido e rigoroso processo serão tomadas como negativas”. Além disso, segundo o jornal, a gestora destacou que a medida pode colocar em risco “os esforços de reconstrução da credibilidade” não só da empresa como de “ativos brasileiros de maneira mais ampla”.
No sábado, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai “meter o dedo na energia elétrica” e prometeu mais mudanças nesta semana, depois de ter anunciado a troca da presidência da Petrobras. Bolsonaro não entrou em detalhes que medidas podem ser tomadas, mas a fala leva analistas do mercado e investidores a monitorar com atenção os papéis da Eletrobras (ELET3, ELET6) e de outras companhias do setor.
Também no sábado, Bolsonaro afirmou: “se a imprensa está preocupada com a decisão de ontem, semana que vem terá mais”, se referindo a troca na Petrobras.
A afirmação levou a uma onda de rumores sobre possíveis mudanças nos nomes de outros diretores de estatais e também de integrantes da equipe econômica. O foco mais forte recai agora sobre o Banco do Brasil (BBAS3). Semanas atrás, Bolsonaro se irritou com o presidente do BB, André Brandão, devido à medidas para reduzir agências e cortar funcionários.
Analistas de mercado avaliam que a volatilidade será acentuada no Ibovespa nesta segunda-feira, 22.
Para se ter uma ideia, depois da indicação do general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras, o EWZ (ETF brasileiro negociado nos EUA e que replica o índice MSCI Brazil) caiu 3,64% no after market.
Os ADRs (American Depositary Receipts – recibos de ações negociados em NY) da Petrobras fecharam com desvalorização de 9,55% na noite de sexta.
Juntos, os papéis PETR3 e PETR4 têm peso de quase 10% na carteira teórica do Ibovespa.
Embora o setor corporativo concentre boa parte das atenções do mercado neste começo de semana, a política fiscal também é destaque. No fim de semana, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a nova rodada de auxílio emergencial sempre foi considerada pelo governo federal e que o formato do novo benefício deve ser apresentado no início de março. O pagamento deve ser feito de março a junho.
Na terça, 23, às 12h o chefe do Federal Reserve (o Banco Central dos EUA), Jerome Powell, discursa. A fala pode trazer sinalizações sobre como está a retomada da economia e o rumo dos juros no país. A alta dos rendimentos dos títulos americanos tem chamado a atenção nos EUA, o que tira um pouco a atratividade das Bolsas por lá.
Na quarta, às 9h, o IBGE divulga o IPCA-15, considerado a prévia da inflação. A inflação oficial é um dos dados que o Banco Central avalia para sua política de juros. É cada vez maior o número de analistas que passam a ver alta dos juros na próxima reunião do Copom, nos dias 16 e 17 de março.
Na quinta, 25, às 10h30, será divulga a prévia do PIB dos EUA.
A agenda de resultados do 4T20 ganha força nesta última semana de fevereiro. Veja as companhias que divulgam balanço:
Itausa, CSN, ISA CTEEP (Transmissão Paulista) – após o fechamento.
Banestes – Antes da abertura
Grupo Pão de Açúcar, Smiles, Telefônica Brasil – após o fechamento.
WEG, Gerdau e Metalúrgica Gerdau – antes do pregão
AES Tietê, Petrobras, Rede Dor, SulAmérica, Ultrapar – após o fechamento.
Ambev, Marcopolo – antes do pregão.
Banco BMG, BRF, Burger King, Fleury, Localiza, Minerva, Vale – Após o fechamento do mercado.
Hypera – após o pregão.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/I0mTuRQow33BGqHd6tTStm
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Publicado às 13h53 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras,…
Publicado às 13h35 Confira as companhias do exterior que anunciaram pagamento de dividendo.…
Publicado às 13h09 A Porto (PSSA3) informou nesta sexta-feira, 22, que, em continuidade…
Publicado às 11h10 Ibovespa Com a ajuda da valorização das ações da Petrobras, o…
Publicado às 9h51 A JBS (JBSS3) assinou na quinta-feira, 21, um memorando de…
Publicado às 9h10 Atualizado às 9h57 Ibovespa futuro O Ibovespa futuro (INDZ24…