general Joaquim Silva e Luna
Publicado às 19h54
Atualizado às 22h com o fato relevante da Petrobras
Em post publicado em suas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro informou que escolheu o general Joaquim Silva e Luna para substituir o atual presidente Roberto Castello Branco.
Silva e Luna era diretor-geral da Itaipu Binacional e já foi ministro da Defesa durante o governo do ex-presidente Michel Temer.
“O governo decidiu indicar o Senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de Administração e Presidente da Petrobras, após o encerramento do Ciclo, superior a dois anos, do atual Presidente, Senhor Roberto Castello Branco”, diz o texto.
Para que a substituição seja concretizada, a indicação ainda precisa do aval do Conselho de Administração da Petrobras.
O anúncio acontece um dia depois de Bolsonaro fazer críticas à gestão da Petrobras e às sucessivas altas no preço dos combustíveis.
Os papéis da petroleira tiveram forte queda no pregão desta sexta-feira.
Às 21h, a Petrobras postou no site da Comissão de Valores Mobiliários o seguinte fato relevante:
“A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que recebeu ofício do Ministério das Minas e Energia, solicitando providências a fim de convocar Assembleia Geral Extraordinária, com o objetivo de promover a substituição e eleição de membro do Conselho de Administração, e indicando Joaquim Silva e Luna, em substituição a Roberto da Cunha Castello Branco. Ademais, a União propõe, em função da última Assembleia Geral Ordinária ter adotado o voto múltiplo, que todos os membros do Conselho de Administração sejam, imediatamente, reconduzidos na própria Assembleia Geral Extraordinária, para cumprimento do restante dos respectivos mandatos.
O ofício solicita ainda que Joaquim Silva e Luna seja, posteriormente, avaliado pelo Conselho de Administração da Petrobras para o cargo de Presidente. A Petrobras esclarece que o presidente Roberto Castello Branco e demais Diretores Executivos da empresa tem mandato vigente até o dia 20 de março de 2021. A Petrobras informa que novos fatos relevantes serão oportunamente divulgados ao mercado”.
Whatsapp:
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/I0mTuRQow33BGqHd6tTStm
Telegram
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A