Você sabia que para cuidar bem do seu dinheiro você necessita muito mais de organização e mudanças de hábitos, do que cálculos difíceis e inúmeras tabelas? Os primeiros passos são: não gastar mais do que ganha, possuir um bom controle financeiro, criar uma boa reserva de emergência e gastar somente quando for necessário, nunca por impulso.
Essas dicas são simples, mas nem sempre fáceis de colocar em prática. E é por conta disso que escrevemos este texto. Vamos explicar o passo a passo para que você possa cuidar bem do seu dinheiro e deixar a sua saúde financeira em equilíbrio.
Educação Financeira deveria ser aprendida na infância
A maioria das famílias, muitas vezes pela falta de informação, peca ao não apresentar educação financeira aos filhos. Sendo que a simples tarefa de adotar um cofrinho para guardar moedas é uma excelente ideia. Os pais podem ensinar que para ter um brinquedo ou ir para um passeio é preciso economizar. Como essas ações não são feitas com a maioria das famílias, muitos crescem sem entender o quão importante é ter suas contas organizadas.
O que fazer então?
Victor Oliveira, especialista em Finanças e Serviços do site de auxílio ao consumidor ReviewBox, reforça que a forma como você utiliza o seu dinheiro é o que lhe trará o sucesso financeiro. O que isso quer dizer? Você PRECISA saber quanto você gasta no mês. “Se alguém te perguntar hoje: ‘Qual é o seu custo de vida? ’, você saberia responder? E digo mais, isso não pode estar apenas na mente. Precisa estar anotado. A nossa mente pode cometer equívocos. Já a planilha não mente”, afirma Victor.
Elimine as dívidas
As dívidas só servem para atrapalhar a sua vida. Além de acabar com a sua saúde financeira, elas acabam também com a saúde mental. Não gaste mais do que você ganha! Caso tenha alguma conta em atraso, busque regularizar o quanto antes. Estabeleça uma estratégia de quitação e corte gastos e despesas.
Você realmente precisa disso?
Quem nunca fez uma compra por impulso que atire a primeira pedra. Saiba que isso é extremamente prejudicial para você. Pare e reflita como você consome o seu dinheiro. Antes de comprar algo pare e pense: “eu realmente preciso disso? ”.
Faça do cartão de crédito seu amigo
Você precisa utilizar o cartão de crédito com sabedoria. Ele pode ser um grande aliado, desde que utilizado com responsabilidade. Não assuma mais parcelas do que seu orçamento permite. E nunca deixe de pagá-lo por completo.
Metas financeiras
Você possui metas claras? Saiba que ter isso por escrito faz com seja muito mais fácil de alcançá-las. Faça um teste: escreva-as em um papel e crie um caminho para chegar até elas. Agora basta cumprir o que você escreveu. Exemplo: guardar 200 reais por mês para fazer uma viagem no fim do ano.
Reveja sua planilha de tempos em tempos
Assim você saberá se está no caminho certo. Lembre-se de colocar em sua planilha de gastos os períodos do ano em que você irá gastar mais, como Natal, Páscoa e fim do ano, por exemplo.
Poupe todo mês
Crie esse hábito em você. Crie objetivos de curto, médio e longo prazo. Será recompensador, acredite!
Reserva de Emergência
Ao poupar, você criará ao mesmo tempo uma reserva de emergência. Nunca se sabe o dia de amanhã. O ideal é que você tenha de seis a doze meses do seu custo de vida guardado.
Procure investir
Além de poupar dinheiro, é necessário fazê-lo render. Mas atenção! Antes de colocá-lo em qualquer aplicação, busque estudar sobre o assunto. O seu gerente de banco não está preocupado com você. Estude o que é melhor para você, de acordo com o seu perfil investidor. A partir daí você consegue estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo.
Cuide bem do seu dinheiro!
Publicado às 21h38 A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Atualizado às 19h38 após a Porto informar outro valor por ação…