Ibovespa aumenta perdas e dólar sobe com aversão ao risco 

29 de janeiro de 2021 Por Redação

Gráfico diário do Ibovespa às 15h11min

 

 

Publicado às 15h14min

Ibovespa

O temor de uma greve dos caminhoneiros aliado ao aumento da aversão ao risco no exterior levam o Ibovespa a cair 2,77% (115.643 pontos) às 15h13min.

Nos EUA os principais índices de ações em Nova York têm queda acentuada nesta sexta. Por lá, os investidores repercutem principalmente as preocupações em meio aos potenciais efeitos da disputa entre ‘hedge funds’ e investidores de varejo que tem comprado em massa e de forma organizada ações de empresas.

O dólar comercial tinha às 15h alta de 0,80% a R$ 5,4795 na venda.

IRB 

Os papéis do IRB (IRBR3) tinham às 15h queda de -6,39%. A negociação das ações é submetida nesta sexta a leilões após a forte alta da véspera. 

O IRB-Brasil Resseguros (IRBR3) recebeu pedido de explicação da B3 após a forte oscilação de suas ações na quinta, 28.

Em um comunicado nesta sexta, o IRB afirmou que  “a companhia teve conhecimento, pela imprensa e por informações disponíveis nas redes sociais, de um movimento de investidores envolvendo as ações emitidas pelo IRB Brasil RE. No entanto, a companhia não possui nenhum envolvimento ou ingerência nesse movimento”. 

A alta da ação do IRB pode estar atrelada ao chamado ‘efeito Reddit’, em que pequenos investidores fazem compras massivas de ações de determinadas empresas. Dessa forma, forçam os investidores ‘short’ (que tentam ganhar com a queda) a encerrarem suas posições provocando o short squezze (forte valorização em curto espaço de tempo).

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) lançou um alerta nesta sexta, 29, para os grupos de short squeeze do Telegram avisando que a estratégia  é uma das modalidades de manipulação, se ficar configurado que um ou mais investidores provocaram artificialmente alta no preço de ações. 

Em seu site, a CVM informou que está monitorando os movimentos no mercado e as comunicações nas redes sociais e chegou até mesmo a entrar nos grupos formados. Se encontrar a presença de indícios de manipulação vai abrir um processo sancionador e ainda comunicar o Ministério Público para que se encarregue da parte penal.

Vale e siderúrgicas

Os papéis da mineradora Vale (VALE3), da CSN (CSNA3) e da Usiminas (USIM5) operavam em queda. A CSN liderava as perdas no Ibovespa. 

O minério de ferro em Dalian na China fechou em queda novamente. Segundo analistas de mercado, a desvalorização desta semana nos contratos futuros é devido ao fraco consumo de aço antes do feriado na China. O feriado de Ano Novo Lunar ocorre de 11 a 17 de fevereiro. 

Além disso, pesa negativamente o pedido do governo chinês por uma menor produção siderúrgica neste ano. 

Vale II

Ainda com relação à mineradora Vale, o mercado repercute uma informação de agora à tarde. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Lemes, prorrogou por 15 dias o processo de mediação entre a Vale, o Estado de Minas e autoridades do judiciário no âmbito das negociações sobre o caso de Brumadinho. 

A mineradora apresentou uma petição afirmando que existe concreta possibilidade na celebração do acordo com as autoridades mineiras.

Leia também:

Itaú, Santander e Bradesco divulgam resultado na semana que vem

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/HWeC6uLMopsD22B5QfaL99

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A