Publicado às 21h43min
A Companhia Paranaense de Energia – Copel (CPLE3, CPLE5, CPLE6) informou na noite desta quarta, 20, que seu conselho de administração aprovou em reunião realizada nesta data o encaminhamento da proposta de reforma do Estatuto Social para deliberação da Assembleia Geral de Acionistas.
A proposta contempla significativos avanços em sua governança corporativa.
Entre as medidas propostas estão: desdobramento de ações na proporção de 1 para 10; o possibilidade de conversão de ações na razão de 1 ON para 1 PNB (e vice-versa); formação de UNITs compostas por 5 ações de emissão da companhia, sendo 1 ON (CPLE3) e 4 PNB (CPLE6).
A proposta também inclui: adesão ao Nível 2 de Governança Corporativa da B3 que estabelece Tag along de 100% para as ações ordinárias e preferenciais, conferindo tratamento equitativo aos acionistas da companhia; o direito de voto para os acionistas preferencialistas em assuntos que tratem de transformação, incorporação, cisão ou fusão da companhia.
A migração ao nível 2 de Governança Corporativa da B3 está condicionada à realização e liquidação de oferta pública de distribuição secundária de ações ou de UNITS de titularidade do Estado do Paraná́e de emissão da Companhia.
O conselho de administração também aprovou, em reunião realizada nesta data, a nova Política de Dividendos.
Abaixo você confere a íntegra do fato relevante enviado ao mercado.
A companhia marcou para esta quinta, 21, uma teleconferência com investidores para esclarecer a Nova Política de Dividendos.
Será às 12h e o acesso estará disponível no site de Relações com Investidores Investidores (ri.copel.com) e nesse link.
“A Companhia Paranaense de Energia – COPEL (“Companhia”), empresa que gera, transmite, distribui e comercializa energia, com ações listadas na B3 (CPLE3, CPLE5, CPLE6), na NYSE (ELPVY, ELP) e na LATIBEX (XCOP), comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que o Conselho de Administração da Companhia (“CAD”) aprovou, em reunião realizada nesta data, a nova Política de Dividendos da Copel (“Nova Política”).
A Nova Política tem o objetivo de proporcionar mais transparência e previsibilidade do fluxo de pagamentos de proventos aos acionistas, definindo criteriosos parâmetros que preservam as diretrizes estratégicas e financeiras da Companhia de médio e longo prazo, sendo eles:
• Limites para Índice de Alavancagem Financeira = Dívida Líquida/EBITDA (“Alavancagem”);
• Preservação do Fluxo de Caixa Disponível (“FCD”), sendo o FCD o caixa gerado pelas atividades operacionais, deduzidos dos investimentos realizados (“CAPEX”) no período (FCD = Caixa Operacional – CAPEX);
• Aumento na frequência de distribuição de 1 para, no mínimo, 2 eventos de pagamentos no ano. Desse modo, considerando o nível de endividamento, a geração de caixa operacional e o CAPEX, as propostas de dividendos regulares serão calculados conforme os critérios abaixo: a) Alavancagem abaixo de 1,5x = 65% do Lucro Líquido Ajustado b) Alavancagem entre 1,5x e 2,7x = 50% do Lucro Líquido Ajustado c) Alavancagem acima de 2,7x = 25% do Lucro Líquido Ajustado Com o objetivo de preservar a capacidade de investimentos sustentáveis, os valores calculados acima estarão sempre limitados pelo FCD, exceto o dividendo obrigatório.
Adicionalmente, a Companhia buscará não ultrapassar a alavancagem de 2,7x.
A Nova Política é mais um passo relevante na melhoria de Governança Corporativa e na disciplina de alocação de recursos, buscando otimizar a estrutura de capital e fortalecer o alinhamento entre todos os acionistas da Companhia, indistintamente.
Desse modo, a Companhia informa que as propostas de distribuição de dividendos a serem realizadas pela administração, mesmo em relação às reservas de lucros, incluindo aquela mencionada no FR 01/21 de 08.01.21, respeitarão os parâmetros estabelecidos na Nova Política.
O documento completo está disponível no site de Relações com Investidores da Companhia. Os esclarecimentos sobre a Nova Política de Dividendos poderão ser feitos na teleconferência com investidores que a Companhia realizará amanhã (21.01.21), às 12h, cujo acesso estará disponível no site de Relações com Investidores (ri.copel.com)”.
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/HkZreFXkPP02Fb5wkvvG9u
Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA
Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…