Aprenda o básico sobre a Bolsa 

20 de janeiro de 2021 Por Redação

 

Esta seção é para as pessoas que estão querendo aprender o básico sobre a Bolsa de Valores e nunca compraram ações

 

Como faço para comprar ações?

 

Para comprar ações na Bolsa Brasileira, chamada de B3 e localizada em São Paulo, é preciso estar cadastrado em uma corretora de valores. Existem dezenas de corretoras. Aqui neste link você acessa na página da B3 as corretoras.

O cadastro pode ser feito on-line pela página da corretora na internet. 

O que a corretora oferece? 

A corretora de valores vai lhe permitir o acesso ao home broker, onde você poderá comprar suas ações. 

Existe um profissional na corretora que vai lhe auxiliar nesse processo: é agente de investimento (ou agente autônomo de investimento). Ele não pode recomendar qual ação comprar. Mas pode lhe ajudar a fazer o procedimento de compra.

IMPORTANTE: 

Antes de se cadastrar na corretora de valores, verifique se a empresa tem os selos abaixo emitidos por entidades que regulam e fiscalizam o setor. 

Entre os selos, veja se tem o B3 Certifica e os do PQO (Programa de Qualificação Operacional). Esse programa é uma forma de avaliação e qualificação para as instituições e profissionais que atuam no mercado financeiro. O projeto faz parte dos esforços feitos pela B3 para melhorar o nível de atendimento e operação do mercado financeiro brasileiro.

 

 

 

Quais são as taxas cobradas ao comprar uma ação?

 

Há três taxas cobradas ao comprar uma ação: taxa de corretagem, custódia e emolumentos. 

Taxa de corretagem

É cobrada pelas corretoras por cada compra e venda de ações. Para comprar uma determinada ação, tem de pagar. E para se desfazer dessa ação, tem que pagar também. 

O preço dessa taxa pode ser fixo ou também uma porcentagem sobre o valor da operação. 

Na taxa de corretagem está embutido ISS (Imposto Sobre Serviço).

Consulte a corretora antes de comprar e informe-se sobre os valores. 

Há corretoras que não cobram essa taxa. Veja se vale a pena logo mais abaixo.

IMPORTANTE: essa taxa é a que mais pesa nos custos, principalmente se foram feitas muitas operações de compra e venda. Corretoras de bancos grandes costumam ter taxa de corretagem maior.

Taxa de custódia

É cobrada mensalmente pelas corretoras para cobrir gastos junto à B3. Nem todas as corretoras repassam esse valor ao investidor. 

Emolumentos e taxa de liquidação

Emolumentos são taxas fixas cobradas pela B3 por transação. O valor é bem baixo. A taxa de liquidação é cobrada sobre o valor financeiro da operação e também não representa custos significativos. 

Imposto de Renda

Ao comprar ações, paga-se Imposto de Renda apenas quando as vendas mensais ultrapassam R$ 20 mil. Abaixo desse valor é isento, o que representa um benefício ao pequeno investidor.

Se o total das vendas ultrapassar R$ 20 mil, é preciso pagar 15% sobre o lucro líquido até o último dia útil do mês subsequente. Vale lembrar que é possível abater os prejuízos de outras operações para pagar menos imposto. Consulte um contador especializado em ações para saber mais ou seu assessor financeiro.

IMPORTANTE: Para operações de day trade (compra de uma ação e venda dessa ação no mesmo pregão) não há isenção. A pessoa tem de pagar 20% de IR sobre o lucro, independentemente do valor da operação. Operações que resultem em prejuízos também podem ser utilizadas para abater o imposto devido das operações com lucro.

Corretora que oferece taxa zero de corretagem vale a pena? 

Algumas corretoras não estão cobrando mais a taxa de corretagem, o que diminui os custos do investidor. 

No entanto, é crescente o número de pessoas que reclamam dos home brokers dessas corretoras dizendo que a plataforma de negociação apresenta instabilidade frequente.

Para quem faz muitas operações de compra e venda no curto prazo, uma plataforma fora do ar pode atrapalhar e muito seu trabalho. 

Para quem deseja fazer operações de day trade (compra de uma ação e venda dessa ação no mesmo pregão) ou swing trading (compra para vender dentro de alguns dias) vezes vale a pena pagar mais por uma estrutura que seja mais confiável.

 

Entenda as letras e os números que identificam uma ação

 

Uma ação é identificada por um código, chamado de ticker. Esse código é formado por quatro letras e um número:

Exemplo: BBDC4, BBDC3, ITUB4, ITUB3.

Letras

As letras referem-se ao nome da companhia. Os papéis da Petrobras começam por PETR, os do Banco do Brasil por BBAS, os do Bradesco por BBDC.

Números

Depois das letras vem um número. Esse número indica se o papel é ordinário, preferencial ou uma unit.

Se for ordinário (ON), o número é 3. 

Por exemplo, PETR3 são as ações ordinárias da Petrobras. O código ITUB3 indica as ações ordinárias do banco Itaú. 

Ações ordinárias

As ações ordinárias dão direito a voto nas assembleias de acionistas. Cada ação ordinária representa um voto. Quando um investidor é majoritário em uma companhia, significa que ele detém mais da metade dos papéis ordinários. 

IMPORTANTE: Quem tem ações ordinárias também tem direito por lei ao “tag along”, mecanismo previsto na Lei das S.A. (lei das empresas de Sociedade Anônima) para dar mais garantia aos acionistas minoritários, nos casos de mudança no controle da companhia. Assim, se uma companhia garantir um tag along de 100%, significa que o acionista receberá 100% do valor por ação recebido pelo controlador, no caso de venda da empresa.

Ações preferenciais

Se os números forem 4, 5, 6 indicam que as ações são preferenciais (PN). As ações preferenciais podem ser de classes diferentes: classe A (PNA), B (PNB), entre outras.

PETR4: ações preferenciais da Petrobras

ITUB4: ações preferenciais do Itaú

BRSR6: ações preferenciais classe B do Banrisul

BRSR5: ações preferenciais classe A do Banrisul 

As ações preferenciais geralmente têm mais liquidez (são mais negociadas) do que as ordinárias. Além disso, dão vantagens como a prioridade na distribuição de dividendos. 

Embora não concedam direito a voto em assembleias, elas geralmente oferecem dividendos pelo menos 10% maiores do que pagos pelas ações ordinárias. 

Há outras vantagens e o investidor deve se informar junto ao departamento de relação com o investidor (depto de RI) de uma empresa para saber mais detalhes. Vale lembrar que algumas empresas estendem o tag along para as ações preferenciais também. A direção de RI da empresa pode informar.

Units

Se após as letras vier o número 11, trata-se de uma unit. Esse tipo de papel não é uma ação. É formado por ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN). 

Por exemplo: Taesa (TAEE11), AES Tietê (TIET11). A configuração é variável, conforme os interesses da empresa emissora.

 

Dividendos e juros sobre o capital

 

Quem investe em uma ação para o longo prazo pode estar de olho não somente na valorização do preço da ação, mas também no recebimento de proventos, uma parte do lucro líquido da empresa que o acionista recebe na forma de dividendo ou juros sobre o capital próprio.

Ao comprar uma ação, a pessoa se torna acionista e, portanto, tem direito a receber parte dos lucros que a empresa gera.

Dividendo:

De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, qualquer companhia de capital aberto no Brasil deve distribuir aos acionistas no mínimo 25% de seu lucro líquido em dividendos, frações do lucro da empresa. Esse valor não sofre tributação, já que é isento de imposto de renda. 

Juro sobre o capital próprio: 

A empresa também pode distribuir o lucro por meio de juros sobre capital próprio, que é tributado em 15% pela Receita Federal na data do depósito.