Itaúsa diz que ‘não pretende alienar participação relevante na Newco no curto prazo e atuará alinhada com a XP’

4 de novembro de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h49min

 

A Itaúsa (ITSA4) se manifestou nesta quarta, 4, sobre o comunicado do banco Itaú (ITUB4) ontem à noite. O banco informou que está fazendo um estudo para cisão de investimento na XP e venda de fatia de 5%.

O Itaú estuda entregar aos seus acionistas as ações da XP. Para isso, a possibilidade seria criar uma nova sociedade, batizada de “Newco”, e segregar nela as ações da XP, ou 41,05% do capital da empresa de investimentos.

 A Newco seria uma companhia aberta listada em bolsa de valores e signatária do atual Acordo de Acionistas da XP com Itaú Unibanco.

“Respeitando-se a atual composição acionária do Itaú Unibanco, a Iupar – Itaú Unibanco Participações passaria a ser a maior acionista individual da Newco. A Iupar, atual controladora do Itaú Unibanco, possui 51,71% das ações ordinárias do banco, e tem como acionistas a Itaúsa (com 50% das ações ordinárias da IUPAR e 66,53% do capital total) e a companhia E. Johnston de Participações (com as demais ações ordinárias da Iupar). Caso esta operação venha a ocorrer, a Itaúsa passaria a deter, direta e indiretamente, 37,39% do capital total da Newco e o equivalente a 15,35% do capital total da XP”, explicou a Itaúsa em fato relevante.

No mesmo comunicado, a Itaúsa afirmou que não pretende alienar participação relevante na Newco “no curto prazo e atuará alinhada com a XP”. 

Ainda no fato relevante, a Itaúsa destacou: “dentro da estratégia de diversificação do portfólio em companhias do setor não financeiro, a Itaúsa não considera essa participação como estratégica no longo prazo, estando este ativo sujeito às avaliações no âmbito do processo de acompanhamento de seu portfólio”.

A holding ressaltou que, caso o Itaú Unibanco decida implementar a cisão em estudo, esta não será concretizada antes de 31 de dezembro de 2020. Sendo assim, a transação não deverá produzir efeitos para a Itaúsa neste exercício social. 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: https://chat.whatsapp.com/BEH158WUHBy4nrxxCRICSx

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A