Dia decisivo para preço do petróleo nesta terça. Entenda:

16 de novembro de 2020 Por Redação

Sede da Opep, em Viena

 

Publicado às 14h25min

Às 14h21min as ações da Petrobras (PETR3, PETR4) subiam mais de 3%. Boa parte dessa alta nesta segunda é explicada pelo avanço do preço do barril de petróleo brent, referência para a estatal brasileira. Às 14h, o barril subia +2,55% a US$ 43,88.

Entenda a alta nesta segunda

A notícia de que mais uma vacina tem eficácia contra o novo coronavírus e dados positivos de economias asiáticas ajudam na alta da commodity. A economia global reaquecendo, eleva o consumo, o que impacta o preço do barril.

Mas analistas do mercado destacam outro fator que também ajuda a explicar a valorização desta segunda-feira: há esperança de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e seus aliados, incluindo a Rússia, possam manter uma menor produção no próximo ano para apoiar preços. 

Reunião da Opep+

Para amanhã (terça-feira, 17) está marcada uma reunião da Opep e aliados (a Opep+). O grupo pode recomendar mudanças em cotas de produção para quando os ministros da aliança forem se encontrar nos próximos dia 30 de novembro e 1° de dezembro.

Por isso o encontro desta terça está no radar do mercado.

Vale lembrar que, após o preço do barril brent desabar este ano, houve um acordo no âmbito da Opep+ para controlar a oferta, o que ajudou na recuperação do preço do barril.

 

 

Whatsapp: 

Para receber notícias entre no grupo pelo link: 

https://chat.whatsapp.com/LnwzxH9yhh45XeBbOriSYh

Telegram

Para notícias entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFdKtmVSmTmfF68jIA

Para análise gráfica entre nesse grupo: https://t.me/joinchat/AAAAAFk1BILf5KNH9DlQ3A