Carrefour Brasil divulga medidas 

24 de novembro de 2020 Por Redação

Publicado às 9h21min

 

O grupo Carrefour Brasil (CRFB3) divulgou as medidas que está tomando após a morte de um homem espancado dentro de um supermercado da rede em Porto Alegre.

As informações estão em um fato relevante enviado ao mercado nesta terça, 24. Na véspera as ações CRFB3 caíram -5,35% e lideram as perdas no Ibovespa.

 

Leia a íntegra do fato relevante:

“Atacadão (CRFB3) (“Grupo Carrefour Brasil” ou “Companhia”), vem comunicar os seus acionistas e o mercado em geral que está apurando todos os fatos e tomando as providências cabíveis em relação à trágica e brutal morte do Sr. João Alberto Silveira Freitas, ocorrida na loja Carrefour localizada no bairro de Passo D’Areia, em Porto Alegre/RS, na última quinta-feira, dia 19 de novembro de 2020. 

O Grupo Carrefour Brasil lamenta profundamente o ocorrido e está em contato com a família do Sr. João Alberto para dar todo suporte necessário. A Companhia não compactua com esse tipo de atitude e, como mencionado acima, está adotando todas as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos nesse ato criminoso. Além disso, foi rescindido o contrato local com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão. Diante do lamentável episódio, além das medidas citadas acima, todo o resultado de lojas Carrefour no Brasil na última sexta-feira, 20 de novembro de 2020, será revertido para projetos de combate ao racismo no país, conforme orientação de entidades reconhecidas na área. Essa quantia obviamente não reduz a perda irreparável de uma vida, mas é um esforço para ajudar a evitar que isso se repita. Além disso, todas as lojas Carrefour tiveram sua abertura adiada em duas horas no sábado, dia 21 de novembro de 2020, para que a Companhia pudesse, mais uma vez, reforçar o treinamento com colaboradores próprios e funcionários terceiros. 

O Grupo Carrefour Brasil reforça que tem trabalhado diariamente a cultura do respeito e valorização de todas as pessoas e, como alguns exemplos de ações afirmativas, podemos destacar: (i) a existência de um grupo de afinidade racial Ubuntu (GARU) para dialogar sobre a equidade racial; (ii) treinamentos de líderes em diversidade e inclusão; (iii) parcerias para atração de pessoas negras para o mercado de trabalho; (iv) existência da uma política de valorização da diversidade desde 2012; e (v) a participação – 2 – em fóruns e iniciativas locais e internacionais com direitos humanos. Além disso, vale destacar a diversidade do quadro de funcionários do Grupo Carrefour Brasil, onde mais de 58% dos colaboradores e 39% da liderança se autodeclaram pretos ou pardos, refletindo em grande parte a própria estrutura da sociedade brasileira. 

Por fim, o Grupo Carrefour Brasil anunciou ontem a criação de um fundo para promover a inclusão racial e o combate ao racismo, com aporte inicial de R$ 25 milhões pela Companhia, que está trabalhando em um conjunto adicional de ações e iniciativas em prol da cultura do respeito e da diversidade, que serão oportunamente anunciadas para a sociedade e o mercado em geral. 

O Grupo Carrefour Brasil continuará acompanhando os desdobramentos do caso e oferecendo todo suporte para as autoridades locais, e reforça seu compromisso de transparência na divulgação de informações a seus acionistas, investidores e ao mercado em geral”.