Petrobras assina contrato para vender ativos no Uruguai

3 de outubro de 2020 Por Redação

 

A Petrobras (PETR3, PETR4) informou na noite desta sexta, 2, que sua controlada indireta Petrobras Uruguay Sociedad Anónima de Inversiones (PUSAI), assinou com a DISA Corporación Petrolífera contrato para a venda da totalidade de sua participação na Petrobras Uruguay Distribuición  (PUDSA), no Uruguai. 

O valor da venda foi de US$ 61,7 milhões. 

O Grupo DISA é o maior operador independente de distribuição de combustíveis da Espanha, administrando a quarta maior rede de estações de serviços do país. 

No Uruguai, a Petrobras atua, por meio da PUDSA, no mercado de distribuição de combustíveis e lubrificantes, com um portfólio de ativos que inclui uma rede de 90 estações de serviços, sendo 88 em operação, 16 lojas de conveniência, um terminal logístico de lubrificantes, além de uma planta de QAV, sendo a segunda maior distribuidora de combustíveis do país. Também atua na distribuição de fertilizantes líquidos, por meio de dois terminais logísticos de armazenamento, sendo a maior comercializadora do país. 

Decisão favorável

A petroleira também informou após o pregão desta sexta, 2, que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou como improcedente a ação que questionava o decreto que regulou um procedimento especial para cessão de direitos de exploração e produção pela empresa e disciplinou contratações da estatal na condição de operadora de consórcios.

“Com essa decisão, o Supremo Tribunal Federal conferiu segurança jurídica ao regime aplicável aos projetos de desinvestimentos de ativos de E&P da companhia e às suas contratações enquanto operadora de consórcios formados para exploração e produção desses ativos”, afirmou a Petrobras em comunicado.

A Petrobras ressaltou que a decisão assegura a estratégia de otimização do portfólio e melhora da alocação de capital, bem como a sua atuação como operadora de ativos de classe mundial em águas profundas e ultra-profundas, onde a companhia tem demonstrado grande diferencial competitivo ao longo dos anos, permitindo, assim, uma maior geração de valor para os nossos acionistas.