Publicado às 8h05min
O aumento dos casos do novo coronavírus na Europa traz cautela às Bolsas nesta segunda-feira. Na Europa, a forte baixa dos principais índices deve-se também a uma investigação global sobre o setor financeiro, o que provoca uma forte baixa das ações dos bancos. Os futuros de ações em Nova York também são afetados e sinalizam que a abertura do pregão será no negativo.
Documentos do governo americano indicam que grandes bancos globais desafiaram leis contra a lavagem de dinheiro, transferindo grandes quantias de origem ilícita para contas obscuras e redes criminosas entre 1999 e 2017. Entre os envolvidos estariam o o JP Morgan Chase e o HSBC. A denúncia foi feita pelo BuzzFeed News em conjunto com outros meios de comunicação ao redor do mundo (acesse aqui).
Outra notícia traz ainda mais as incertezas neste começo de semana: a morte da juíza da Suprema Corte, Ruth Bader Ginsburg, pode ter implicações no mercado financeiro. Espera-se que uma disputa acirrada pela nomeação possa perturbar Washington, em um momento que os congressistas não chegaram a um acordo sobre um novo pacote de estímulo à economia.
China (Shanghai Comp.): -0,63% (pregão encerrado)
Japão (Nikkei 225): feriado
Alemanha (DAX): -3,34%
Londres (FTSE 100): -3,51%
Petróleo Brent: -2,11% (US$ 42,25)
Petróleo WTI: -2,32% (US$ 40,38)
O contrato futuro mais líquido do minério de ferro negociado na bolsa de Dalian, na China, fechou em queda de -2,88% cotado em 766 iuanes por tonelada (114,53 dólares/tonelada). Dalian é referência para o minério da mineradora brasileira Vale (VALE3).
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -1,94% e o S&P 500 futuro com desvalorização de -1,60% às 7h54min.
(clique nos links para acessar)
BNDESPar protocola pedido de registro da oferta de ações da Suzano
EDP Energias do Brasil divulga data de pagamento de dividendo e JCP
Ser Educacional compra a Faculdade de Juazeiro do Norte
Petrobras se prepara para futuro do mercado de refino e gás natural
Confira o estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Rapt4, Mypk3, Vvar3, Abev3, Azul4, Yduq3 e de outros papéis (clique aqui para ver).
Nesta segunda, 21, ocorre o vencimento de opções sobre ações. Isso pode aumentar a volatilidade dos ativos na B3.
Os papéis da Cury, subsidiária da Cyrela (CYRE3), estreiam nesta segunda-feira na B3.
A ata da última reunião do Copom, que manteve a taxa Selic em 2% ao ano, será divulgada na terça, 22, às 8h. Analistas avaliam se haverá pistas sobre o rumo do juro básico no país.
Também é destaque a prévia da inflação oficial, o IPCA-15, que será divulgado na quarta às 9h.
O presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, discursa na terça, no fim da manhã. A fala do chefe do BC americano pode contemplar novas avaliações sobre a recuperação da economia americana e está no radar dos analistas e investidores.
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/IW3uX1ZmnJeDFZuQdaPWYK
Publicado às 21h41 Eventos no radar do mercado nesta semana B3 não funciona…
Publicado às 17h34 Confira as companhias que pagam provento (dividendo ou JCP) e…
Publicado às 10h16 Notícias corporativas CFO da Gafisa (GFSA3) renuncia ao cargo Felipe…
Publicado às 23h20 Assista ao estudo do Ibovespa, Vale3, Petr4, B3sa3, Klbn11, Brav3…
Publicado às 19h09 Felipe Dantas Rocha Coelho renunciou aos cargos de diretor executivo financeiro…