Publicado às 8h05min
O aumento dos casos do novo coronavírus na Europa traz cautela às Bolsas nesta segunda-feira. Na Europa, a forte baixa dos principais índices deve-se também a uma investigação global sobre o setor financeiro, o que provoca uma forte baixa das ações dos bancos. Os futuros de ações em Nova York também são afetados e sinalizam que a abertura do pregão será no negativo.
Documentos do governo americano indicam que grandes bancos globais desafiaram leis contra a lavagem de dinheiro, transferindo grandes quantias de origem ilícita para contas obscuras e redes criminosas entre 1999 e 2017. Entre os envolvidos estariam o o JP Morgan Chase e o HSBC. A denúncia foi feita pelo BuzzFeed News em conjunto com outros meios de comunicação ao redor do mundo (acesse aqui).
Outra notícia traz ainda mais as incertezas neste começo de semana: a morte da juíza da Suprema Corte, Ruth Bader Ginsburg, pode ter implicações no mercado financeiro. Espera-se que uma disputa acirrada pela nomeação possa perturbar Washington, em um momento que os congressistas não chegaram a um acordo sobre um novo pacote de estímulo à economia.
China (Shanghai Comp.): -0,63% (pregão encerrado)
Japão (Nikkei 225): feriado
Alemanha (DAX): -3,34%
Londres (FTSE 100): -3,51%
Petróleo Brent: -2,11% (US$ 42,25)
Petróleo WTI: -2,32% (US$ 40,38)
O contrato futuro mais líquido do minério de ferro negociado na bolsa de Dalian, na China, fechou em queda de -2,88% cotado em 766 iuanes por tonelada (114,53 dólares/tonelada). Dalian é referência para o minério da mineradora brasileira Vale (VALE3).
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -1,94% e o S&P 500 futuro com desvalorização de -1,60% às 7h54min.
(clique nos links para acessar)
BNDESPar protocola pedido de registro da oferta de ações da Suzano
EDP Energias do Brasil divulga data de pagamento de dividendo e JCP
Ser Educacional compra a Faculdade de Juazeiro do Norte
Petrobras se prepara para futuro do mercado de refino e gás natural
Confira o estudo gráfico do Ibovespa, Petr4, Vale3, Rapt4, Mypk3, Vvar3, Abev3, Azul4, Yduq3 e de outros papéis (clique aqui para ver).
Nesta segunda, 21, ocorre o vencimento de opções sobre ações. Isso pode aumentar a volatilidade dos ativos na B3.
Os papéis da Cury, subsidiária da Cyrela (CYRE3), estreiam nesta segunda-feira na B3.
A ata da última reunião do Copom, que manteve a taxa Selic em 2% ao ano, será divulgada na terça, 22, às 8h. Analistas avaliam se haverá pistas sobre o rumo do juro básico no país.
Também é destaque a prévia da inflação oficial, o IPCA-15, que será divulgado na quarta às 9h.
O presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, discursa na terça, no fim da manhã. A fala do chefe do BC americano pode contemplar novas avaliações sobre a recuperação da economia americana e está no radar dos analistas e investidores.
Para receber notícias entre no grupo pelo link:
https://chat.whatsapp.com/IW3uX1ZmnJeDFZuQdaPWYK
Publicado às 21h38 A Monteiro Aranha (MOAR3) divulgou nesta sexta-feira, 22, que aprovou a…
Publicado às 18h40 O analista Dalton Vieira faz a análise do Ibovespa,…
Publicado às 18h46 Comentário de fechamento do mercado Acesse aqui o…
Publicado às 18h15 O Banco do Brasil (BBAS3) informou nesta sexta-feira, 22,…
Publicado às 13h53 Atualizado às 19h38 após a Porto informar outro valor por ação…