Ibovespa futuro opera em alta nesta terça-feira mesmo com PIB tendo queda recorde no 2T20 

1 de setembro de 2020 Por Redação

 

Publicado às 9h12min

 

Ibovespa futuro

O Ibovespa futuro (INDV20 – contrato com vencimento para 14 de outubro) abriu em alta nesta terça, 1°. Às 9h11min subia +1,07% aos 100.780 pontos.

Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.

Os mercados globais avaliam dados que sugerem uma retomada da economia no mundo. A atividade industrial da Eurozona permaneceu em trajetória de recuperação. O PMI final de indústria do IHS Markit caiu a 51,7 em agosto de 51,8 em julho, acima da marca de 50 que separa crescimento de contração. Já atividade industrial da China expandiu no ritmo mais rápido em quase uma década em agosto. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da Caixin/Markit de agosto ficou em 53,1.

Brasil: PIB tem queda recorde de 9,7% no 2T20º trimestre, auge do isolamento social

O Produto Interno Bruto (PIB) do país encolheu 9,7% no segundo trimestre de 2020, na comparação com o trimestre anterior, auge do distanciamento social adotado para controle da pandemia de Covid-19. Essa é a segunda queda trimestral seguida e o menor resultado para a economia desde o início da série histórica, em 1996, segundo o Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado hoje (1/9) pelo IBGE.

Em valores correntes, o PIB, que é soma dos bens e serviços produzidos no Brasil, somou R$ 1,653 trilhão de abril a junho. No primeiro semestre do ano, a economia acumulou queda de 5,9%. Nos últimos quatro trimestres, encolheu 2,2%, e na comparação com o segundo trimestre do ano passado, o recuo foi de 11,4%. O PIB está no mesmo patamar do final de 2009, auge dos impactos da crise global provocada pela onda de quebras na economia americana.

A retração da economia resulta das quedas históricas de 12,3% na indústria e de 9,7% nos serviços. Somados, indústria e serviços representam 95% do PIB nacional. Já a agropecuária cresceu 0,4%, puxada, principalmente, pela produção de soja e café.

“Esses resultados referem-se ao auge do isolamento social, quando diversas atividades econômicas foram parcial ou totalmente paralisadas para enfrentamento da pandemia”, disse a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.