Ibovespa futuro abre em baixa, produção industrial acima do esperado e outras notícias
Publicado às 9h10min
O Ibovespa futuro (INDV20 – contrato com vencimento para 14 de outubro) abriu em queda nesta quinta, 3. Às 9h10min tinha baixa de -0,66% aos 101.840 pontos.
Embora considerado um indicador de como poderá se comportar o mercado, esse índice nem sempre antecipa as informações que vão condicionar o pregão a partir das 10h.
Dólar
Às 9h09min o dólar comercial tinha leve alta de +0,09% a R$ 5,3637 na venda.
Produção industrial avança 8% em julho, acima do esperado
Em julho de 2020, a produção industrial cresceu 8% frente a junho de 2020 (série com ajuste sazonal), com três meses seguidos de alta. O esperado por analistas era alta de 5,9%.
O crescimento, porém, ainda não foi suficiente para eliminar a perda de 27% acumulada em março e abril, que levaram o patamar de produção ao seu ponto mais baixo da série.
Reforma administrativa no radar
O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso Nacional a proposta de reforma administrativa. A mensagem foi publicada na edição desta quinta-feira do “Diário Oficial da União”.
Daqui a pouco, a secretaria-geral da Presidência apresenta os detalhes da proposta. Entre as medidas está o fim da aposentadoria compulsória como modalidade de punição e de férias de mais de 30 dias por ano.
Petróleo e minério
O petróleo Brent tinha queda de -2,09% (US$ 43,52).
O contrato futuro mais líquido do minério de ferro negociado na bolsa de Dalian, na China, fechou em alta de +0,88% cotado em 857,5 iuanes por tonelada (125,44 dólares/tonelada). Dalian é referência para o minério da mineradora brasileira Vale (VALE3).
Futuros de ações americanos
Em Wall Street, o Dow Jones futuro operava em queda de -0,14% e o S&P 500 futuro com desvalorização de -0,46% às 9h09min.
Notícias corporativas que o mercado repercute nesta quinta
Eztec e Petro Rio entram na última prévia da carteira do Ibovespa
Braskem: taxa de utilização de centrais petroquímicas no Brasil voltou à normalidade
Gafisa anuncia aquisição da participação detida pela Calçada em certos ativos imobiliários no RJ
Eletrobras: Chesf obteve decisão favorável na Justiça
Petrobras reduz diesel e gasolina a partir desta quinta
T4F anuncia venda de participação na Vicar