MANCHETE PRINCIPAL

Atualização das 14h: Ibovespa entre perdas e ganhos com ruído na política

Gráfico diário do Ibovespa às 14h10min

 

Publicado às 14h15min

 

Ibovespa

O Ibovespa operava entre perdas e ganhos no começo da tarde desta terça, 15. Às 14h15min tinha leve queda de -0,04% aos 100.230 pontos.

O preço do barril de petróleo e as Bolsas nos EUA operam em alta. Mas no Brasil, ruídos na política com o “cartão vermelho” de Bolsonaro (leia mais abaixo), prejudicam o desempenho do índice Bovespa. 

Às 14h10min o dólar comercial tinha leve alta de +0,021% a R$ 5,2758 na venda.

Governo vai manter o Bolsa Família, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro declarou hoje (15) que o governo não vai suspender reajustes das aposentadorias e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) – auxílio pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda. O presidente descartou também a criação do programa Renda Brasil até 2022 – iniciativa que estava em estudo para expandir o alcance e suceder o Bolsa Família, que é pago a famílias que estão em situação de pobreza extrema e miséria.

Em vídeo publicado nas redes sociais, Bolsonaro citou notícias que dizem que a intenção do governo é congelar as aposentadorias para garantir recursos para o Renda Brasil. “Eu já disse que jamais vou tirar dinheiro dos pobres para dar para os paupérrimos. Quem por ventura vier a propor para mim uma medida como essa, eu só posso dar um cartão vermelho para essa pessoa. É gente que não tem um mínimo de coração, não tem o mínimo de entendimento como vivem os aposentados do Brasil”, disse.

De acordo com o Bolsonaro, “pode ser que alguém da equipe econômica tenha falado sobre este assunto”, mas que seu governo “jamais” vai congelar salários de aposentados ou reduzir o BPC “para qualquer coisa que seja”. “Até 2022, no meu governo, está proibido falar a palavra Renda Brasil, vamos continuar com o Bolsa Família e ponto final”, destacou.

Em junho, o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou a intenção do governo em criar o Renda Brasil após a pandemia do novo coronavírus, com a unificação de vários programas sociais. Desde então, a equipe econômica e o Palácio do Planalto têm discutido a fonte de recursos para financiar o novo programa social.

Na semana passada, Bolsonaro descartou o fim do seguro-defeso como forma de garantir o programa de renda permanente. Em agosto, ele também já havia anunciado que a criação do Renda Brasil estava suspensa porque não aceitaria eliminar, em troca, o abono salarial, espécie de 14º salário pago aos trabalhadores com carteira assinada que recebem até dois salários mínimos.

Com informações do Finance News e da Agência Brasil

Published by
Redação

Recent Posts

Eventos no radar do mercado nesta semana

  Publicado às 21h44   Eventos no radar do mercado nesta semana: Decisão sobre juros…

5 de maio de 2024

Kora Saúde (KRSA3): controladores pedem saída voluntária do Novo Mercado

  Publicado às 21h24   A Kora Saúde Participações (KRSA3) informou neste domingo, 5, que…

5 de maio de 2024

Randoncorp (RAPT4) e Frasle (FRAS3) retomam operações presenciais

  Publicado às 21h17   A Frasle Mobility (FRAS3) e a Randoncorp (RAPT4) informaram neste…

5 de maio de 2024

Três Tentos (TTEN3): indústrias de Ijuí e Cruz Alta no RS seguem operando normalmente

Publicado às 21h12   A Três Tentos (TTEN3) informou neste domingo, 5, que, apesar do…

5 de maio de 2024

Caixa Seguridade, Eletrobras, Inter, Vamos e CSU pagam provento nesta semana. Veja a agenda:

  Publicado às 18h02 Atualizado às 20h30 com correção na data da Mitre: é segunda,…

5 de maio de 2024

Notícia da Vale, Zamp, Inter, Irani, agenda de divulgação de resultados na semana e estudo de ações

  Publicado às 11h59   Estudo de ações da Bolsa Assista ao estudo Ibovespa, Vale3,…

5 de maio de 2024